Cinco bispos anglicanos se integram à Igreja Católica

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cinco bispos anglicanos se dispuseram a unir-se à Igreja Católica sendo acolhidos em um programa do Vaticano destinado aos praticantes dessa fé que se consideram desiludidos.

A reportagem é do sítio BBC Mundo, 08-11-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A iniciativa envolve três bispos ativos e dois aposentados.

O Vaticano disse que os grupos de anglicanos que se integrem à Igreja Católica poderão manter sua própria identidade religiosa.

As divisões entre os anglicanos se centram em torno à posição do ente frente à homossexualidade e à ordenação de mulheres.

O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams (foto), a maior autoridade eclesiástica da Igreja da Inglaterra, disse que as renúncias são "lamentáveis".

Os bispos ativos são Andrew Burnham, Keith Newton e John Broadhurst. A eles, se somam Edwin Barnes e David Silk, aposentados.

Os bispos Burnham, Newton e Broadhurst atuavam sob a condição de "bispos voadores", isto é, atendendo todas as paróquias em que as congregações haviam votado pela não permissão de que uma mulher sacerdote se encarregasse das cerimônias.

O bispo Broadhurst (foto), o líder da organização tradicionalista Forward in Faith, já havia anunciado, em outubro, que se converteria no quarto bispo a adotar a fé romana.

Devota entrega

Em um comunicado, os cinco bispos afirmam: "Ficamos alarmados, durante os últimos 30 anos, ao ver que católicos e protestantes se separam mais e mais com relação a questões do momento".

Dizem que a proposição do Vaticano é "uma proposta generosa a várias solicitações de ajuda à Santa Sé e um instrumento ecumênico audaz na busca da unidade dos cristãos".

O bispo Burnahm era um dos chamado "bispos voadores" e renunciou junto a outros quatro purpurados.

O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, disse: "Acabo de aceitar, não sem pesar, as renúncias dos bispos, que decidiram que o seu futuro no ministério cristão está nas novas estruturas propostas pelo Vaticano".

"Desejamos-lhes muita sorte no novo estágio de seu serviço à Igreja, e fico agradecido por sua fiel e devota entrega à Igreja da Inglaterra durante tantos anos".

A mudança foi anunciada pela Igreja Católica na Inglaterra e no País de Gales.

O bispo Alan Hopes, bispo auxiliar da diocese de Westminster da Igreja Católica, expressou que a decisão dos cinco bispos era muito bem-vinda.

E acrescentou: "Em nossa reunião plenária, na próxima semana, a Conferência de Bispos Católicos da Inglaterra e do País de Gales explorará o estabelecimento do ordinariato e cálidas boas-vindas que pensamos em estender àquele que fazem parte dele".

Fonte: IHU

0 comentários:

Postar um comentário