Maria é a "mãe de Deus"?

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Esta simples declaração de fato deveria ser um "caso encerrado", que poderia ser discutida com um silogismo clássico:

- Jesus é Deus;
- Maria é a mãe de Jesus;
- logo, Maria é a mãe de Deus.

Mas algumas pessoas ainda se recusam a fazer referência a Maria como mãe de Deus. A única maneira de contornar esse fato, porém, é fazer uma das seguintes declarações:
  • negar que Cristo é Deus (heresia);
  • negar que ele é total e plenamente humano e Deus e que as duas naturezas estão em perfeita hipóstase e não podem ser divididas (heresia);
  • negar que Jesus é Filho de Maria (heresia), ou
  • alegar que Jesus era Deus antes de Sua encarnação, mas não enquanto Ele estava na carne (heresia).
Lucas 1,43 nos fala de Isabel saudando Maria como: "como é então que tenho este [privilégio], de vir a mim a mãe de meu Senhor?" É tudo muito simples.

Isto significa que ela é a Mãe de Deus, o Pai? Não.

Ela é a Mãe de Deus, o Espírito Santo? Não.

Mas ela é a Mãe de Jesus, que é Deus. Ela é a Mãe da Sua natureza humana, não Sua natureza divina - mas estas duas naturezas estão, desde a Encarnação, em perfeita união e não podem ser separadas. Jesus não é um "conjunto de partes" e "naturezas": Ele é uma Pessoa. Dizer que Maria não pode ser a Mãe de Deus, porque ela não é a Mãe de Sua divindade é dizer que sua própria mãe não pode ser sua mãe porque ela não criou a sua alma eterna. Você é uma pessoa - corpo e alma - e sua mãe é sua mãe. Você não diria: "Minha mãe não é realmente a minha mãe", é apenas mãe do meu corpo". É a mesma coisa com Jesus, que é plenamente humano e plenamente divino - que é Deus.

Fonte: www.fisheaters.com
Tradução: Emerson de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário