Por que os católicos chamam Maria de "Mãe de Deus"?

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


 Pela simples razão de que Maria é a mãe de Jesus e como Jesus é Deus, também dizemos que ela é a Mãe de Deus. Maria foi escolhida por Deus para dar a sua carne na encarnação da Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. E como Jesus nasceu de uma mulher e como um bebê que cresceu como todos os bebês humanos Ele precisava de uma mãe para cuidar dele. Maria é a Mãe de Jesus, o Homem-Deus . Enquanto ela O amamentou e Lhe cuidou, cuidava de Jesus em sua totalidade. Ela não foi mãe só da carne de Jesus, o que seria um absurdo. Jesus era plenamente homem e Deus e Maria foi Sua mãe, a Mãe de Deus.

Mas este título é correto dar a Maria, uma vez que falsamente dá a impressão de que, talvez, Maria preexistiu a Deus?
Talvez alguns vão chegar a esta conclusão errada. Mas as pessoas de boa vontade vão buscar mais entendimento. A Igreja Católica não pode deixar de ensinar a verdade só porque algumas pessoas podem ter a impressão errada.
Além disso, sabemos que estamos em terreno seguro porque na Sagrada Escritura Maria é chamada de "mãe do meu Senhor" por Isabel em Lucas 1,42-45 . "Mãe do meu Senhor" poderia facilmente ser traduzido Mãe de meu Deus. Mas os judeus não falavam o nome de Deus e substituíram o "Senhor" por seu nome. Mas o significado é o mesmo.
Além disso, nesses mesmos versos Isabel profetiza que todas as gerações hão de chamar Maria de bendita. Mas a maioria das igrejas protestantes não cumprem esta profecia e não se referem a Maria como Bendita Virgem Maria, como fazemos na Igreja Católica. Eles concordam que Maria foi abençoada por Deus para conceber o Messias em seu ventre, mas eles nunca lhe chamam de bendita.
A história deste título da Santíssima Virgem remonta aos primeiros séculos da Igreja, quando surgiu uma heresia que negava a humanidade e divindade de Jesus. Este título de "Maria, Mãe de Deus" afirmava de uma vez só a doutrina da Encarnação. A menor criança poderia ensinar e afirmar esta doutrina complexa com quatro simples palavras.

Fonte: http://bfhu.wordpress.com/2011/01/01/how-can-mary-be-the-mother-of-god/
Tradução: Emerson de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário