Regras do Vaticano: Como se vestir para a Santa Missa

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pedi licença para copiar à Graziella Martins, autora do blog "Aprendendo a ser Católica"( http://comosercristacatolica.blogspot.com), o artigo abaixo que achei muito legal.

De minha parte fico cada vez mais impressionado com os trajes que as pessoas usam para ir as Missas; são minis-saias(minis mesmos), decotes, bermudas, shorts e por aí vai...O modernismo, trajado (com o perdão do trocadilho) de evolução necessária para atrair fiéis as igrejas está acabando com o sentido do Sagrado...

Eis o artigo:

Como se vestir para ir na Igreja Católica?


Placa na Basílica de São Pedro no Vaticano

O Vaticano nos dá a resposta.
Todos nós sabemos que o Vaticano tem regras severas sobre o vestuário, tanto em São Pedro quanto nos Museus
As pessoas não podem andar trajando roupas curtas (saias ou shorts acima do joelho), nem decotadas ou sem mangas, ombros expostos ou costas de fora (regra que deveria ser seguida em todos os Templos da Igreja Católica).
Ocorre que, apesar disso, parece que algumas pessoas se faziam de analfabetas e teimavam em andar trajando roupas inadequadas e indecentes.
Como lidar com essas pessoas?
O Vaticano resolveu, literalmente, desenhar as regras para os "analfabetos".
Tomara Deus os nossos sacerdotes sigam o exemplo do Vaticano e não permitam que as pessoas entrem na Igreja e se aproximem da Eucaristia vestidos de forma indecente.
Tomara Deus os católicos se conscientizem de sua importância e da importância do seu Corpo como Templo do Espírito Santo, da importância da Eucaristia e comecem a vestir-se de forma digna, de forma que desmonstrem que são filhos e filhas de Deus.
Homens: Nada de bermuda, chapéu e camisa sem manga na Igreja.Coloquem calças e camisas com manga.
Mulheres: Nada de tomara-que-caia, decote, costas nuas, ombros e barriga à mostra, mini-saia ou shorts curtos na Igreja. Coloquem saias, calças ou bermudas que sejam, pelo menos, até o joelho e camisas com manga e sem decotes, sem costas nuas.

Fonte: http://cristaocomprometido.blogspot.com/2011/02/regras-do-vaticano-como-se-vestir-para.html

2 comentários:

Daniel Pereira Volpato disse...

Excelente post, Emerson.
Falta mesmo o senso do Sagrado. Se os fiéis tivessem uma melhor compreensão do acontecimento singular que é o Sacrifício de Cristo e que se torna presente na Santa Missa, não se vestiriam de qualquer jeito.

Falta uma maior postura de nossos párocos também, para explicar essa questão aos fiéis e proibir que se entre de qualquer jeito em uma igreja.

Emerson disse...

Pois é. Este último sábado vi umas moças saindo da igreja que mais pareciam ter saído de uma rave num pub, com uns vestidos skinny apertadíssimos e curtinhos, ainda com um decote em U que ia até o osso sacro. É dose.

Postar um comentário