“Quando eu tinha 12 anos, me sentia atraída a uma menina da escola. Fiquei confusa e preocupada achando que eu poderia ser lésbica.” — Anna.AS ATITUDES permissivas de hoje têm levado muitos jovens a experimentar relacionamentos com pessoas do mesmo sexo. “Na minha escola, muitas garotas afirmam ser lésbicas, bissexuais ou ter curiosidade em saber como é ter relações sexuais com pessoas de ambos os sexos”, diz Becky, de 15 anos. Para Christa, de 18 anos, a situação em sua escola é parecida. “Duas colegas me fizeram propostas sexuais”, diz ela. “Uma escreveu perguntando se eu gostaria de saber como era fazer sexo com uma garota.”
“Na minha adolescência, lutei contra a atração que sentia por outros rapazes. Lá no fundo, eu sabia que aqueles pensamentos não eram normais.” — Olef.
“Eu e minha amiga nos beijamos uma ou duas vezes. Visto que eu ainda gostava de rapazes, ficava me perguntando se eu seria bissexual.” — Sarah.
Visto que os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo são apresentados de maneira tão aberta, você talvez se pergunte: ‘É o homossexualismo assim tão ruim? E se eu me sentir atraído a alguém do mesmo sexo? Significa isso que sou homossexual?’
Como Deus encara o homossexualismo?
Atualmente, muitas pessoas — até mesmo alguns ministros religiosos — amenizam a questão do homossexualismo. Ainda assim, a Bíblia não dá margem para dúvida. Ela nos diz que Deus fez o homem e a mulher e intencionou que os desejos sexuais fossem satisfeitos apenas entre o marido e a esposa. (Gênesis 1,27, 28; 2,24) Não é de surpreender, então, que a Bíblia condene as práticas homossexuais. — Romanos 1,26-27.
É claro que muitos diriam que a Bíblia está ultrapassada. Por exemplo, Megan, de 14 anos, diz: “Algumas das coisas escritas na Bíblia não têm nada a ver com o mundo de hoje.” Mas por que alguns são tão rápidos em fazer tal afirmação? Geralmente, isso acontece porque o ponto de vista da Bíblia entra em conflito com o deles. Rejeitam a Palavra de Deus porque ela ensina algo diferente daquilo em que eles querem acreditar. No entanto, essa visão é distorcida e a Bíblia nos incentiva a não ter a mente fechada. Na verdade, Deus nos exorta em sua Palavra a levar em consideração o fato de que seus mandamentos são para o nosso bem. (Isaías 48,17-18) Isso é razoável. Afinal de contas, quem conhece nossa constituição melhor do que nosso Criador?
Por ser jovem, você deve estar tendo os mais variados sentimentos. E se você se sente atraído a alguém do mesmo sexo? Será que isso automaticamente quer dizer que você é homossexual? Não. Lembre-se de que você está na “flor da juventude”, período em que se está sujeito a desejos sexuais involuntários. (1 Coríntios 7,36) Pode ser que, por um tempo, sua atenção se fixe em alguém do mesmo sexo. No entanto, sentir isso não significa que você é homossexual. Na verdade, as estatísticas mostram que esse tipo de sentimento em geral desaparece com o tempo. Mesmo assim, você talvez se pergunte: ‘Como surgem esses desejos?’
Alguns dizem que o homossexualismo é genético. Outros afirmam que é um comportamento adquirido. O objetivo deste artigo não é debater sobre a questão “natureza versus formação”. Realmente, parece que seria muito simplista atribuir o homossexualismo a um único fator. Esse tipo de comportamento, assim como outros, parece ser muito mais complexo do que isso.
Seja qual for a causa, o que importa é saber que a Bíblia condena os atos homossexuais. Desse modo, a pessoa que luta contra a atração por pessoas do mesmo sexo tem diante de si um alvo alcançável — ele ou ela pode escolher não ceder a seus desejos. Para ilustrar: uma pessoa talvez seja ‘disposta ao furor’. (Provérbios 29,22) Pode ser que ela tivesse acessos de ira no passado por qualquer motivo. Depois de estudar a Bíblia, porém, ela se dá conta da necessidade de desenvolver autodomínio. Será que isso significa que ela nunca mais terá fortes sentimentos de ira? Não. No entanto, por saber o que a Bíblia diz a respeito da ira descontrolada, ela se recusa a ceder a seus sentimentos. Essa situação é similar à da pessoa que se sentia atraída a pessoas do mesmo sexo, mas que agora sabe o que a Bíblia ensina sobre as práticas homossexuais. Vez por outra, pode surgir algum desejo impróprio. Apesar disso, por seguir o conselho da Palavra de Deus, a pessoa pode resistir a tal desejo.
É verdade que desejos homossexuais podem estar fortemente arraigados. Esteja certo, porém, de que até mesmo desejos impróprios muito enraizados podem ser superados. (1 Coríntios 9,27; Efésios 4,22-24) No final das contas, você é quem controla sua vida. (Mateus 7,13, 14; Romanos 12,1-2) E ao contrário do que talvez digam, você pode aprender a controlar seus impulsos — ou pelo menos a não agir de acordo com eles.
Rejeite práticas erradas
Como você pode evitar se envolver em práticas homossexuais?
▪ Primeiro Lance todas as suas ansiedades sobre Deus em oração, certo de que ele ‘cuida de você’. (1 Pedro 5,7; Salmo 55,22) Deus pode fortalecê-lo com a paz que “excede todo entendimento”. Isso pode ‘guardar seu coração e sua mente’ e lhe dar “o poder além do normal” para não ceder aos desejos errados. (Filipenses 4,7; 2 Coríntios 4,7) Sarah, que lutou com o medo de que talvez fosse bissexual, diz: “Sempre que meus pensamentos me perturbam, faço orações; e Deus me ampara. Sem a ajuda dele, eu não teria conseguido lidar com esse problema. A oração é vital para mim!” — Salmo 94,18-19; Efésios 3,20.
▪ Segundo Encha a mente com pensamentos espirituais edificantes. (Filipenses 4:8) Leia a Bíblia todos os dias. Nunca subestime o poder dela de reformar sua mente e seu coração para fazer o que é bom. (Hebreus 4,12) Um jovem chamado Jason diz: “A Bíblia — incluindo textos como 1 Coríntios 6,9-10 e Efésios 5,3 — tem um efeito poderoso sobre mim. Eu leio esses textos sempre que desejos errados me vêm à mente.”
▪ Terceiro Evite a pornografia e a propaganda homossexual, que servirão apenas para nutrir pensamentos errados. (Salmo 119,37; Colossenses 3,5-6) Alguns filmes e programas de televisão promovem a idéia de que o homossexualismo não é nada além daquilo que é chamado estilo de vida alternativo. “O modo de pensar distorcido do mundo afetou minha mente e contribuiu para que eu ficasse confusa sobre questões sexuais”, diz Anna. “Agora, eu fico longe de qualquer coisa ou pessoa que promova o homossexualismo.” — Provérbios 13,20.
▪ Quarto Procure um confidente e converse com ele sobre seus pensamentos. (Provérbios 23,26; 31,26; 2 Timóteo 1,1-2; 3,10) Olef, que buscou a ajuda de um cristão, recorda: “O conselho dele foi muito eficaz. Gostaria de ter falado com ele bem antes.”
Não desista!
Alguns diriam que não há motivos para fazer tudo isso; que você deve simplesmente abraçar sua sexualidade e aceitar quem você é. Mas a Bíblia diz que você pode fazer melhor do que isso. Ela fala, por exemplo, que alguns dos primeiros cristãos que antes praticavam o homossexualismo mudaram. (1 Coríntios 6,9-11) Você também pode vencer a batalha — mesmo que agora ela esteja acontecendo apenas no seu coração.
Caso seus desejos persistam, não desista nem conclua que você é um caso perdido. (Hebreus 12,12-13) Todos nós lutamos contra inclinações erradas às vezes. (Romanos 3,23; 7:21-23) Se você se recusar a ceder aos desejos errados, com o tempo eles desaparecerão. (Colossenses 3,5-8) Acima de tudo, recorra a Deus em busca de ajuda. Ele ama você e sabe o que o fará feliz. (Isaías 41,10) Assim, ‘confie em Deus e faça o bem, e ele lhe concederá os pedidos do seu coração’. — Salmo 37,3-4.
PARA VOCÊ PENSAR
▪ Por que Deus desaprova o homossexualismo?
▪ O que você pode fazer se estiver lutando contra a atração por pessoas do mesmo sexo?
▪ Em quem você pode confiar se estiver travando uma guerra contra desejos homossexuais?
[Nota(s) de rodapé]
Os nomes neste artigo foram mudados.
O “metrossexualismo” — estilo de vida em que o homem dá atenção excessiva a si mesmo e, principalmente, à sua aparência — tem conseguido obscurecer a linha divisória entre o homossexualismo e o heterossexualismo. De acordo com o homem que, segundo se diz, criou esse termo, o metrossexual “pode ser oficialmente homo, hetero ou bissexual; mas isso é irrelevante uma vez que ele escolheu a si mesmo como seu objeto de amor, e o prazer como sua preferência sexual”. Certa enciclopédia diz que a popularidade desse termo “acompanhou a crescente integração de homens homossexuais na sociedade atual, bem como um correspondente declínio do tabu a respeito do homossexualismo e das mudanças no conceito sobre a masculinidade”.
Procure a ajuda de um cristão adulto maduro
Extraído de revistas cristãs
0 comentários:
Postar um comentário