Homossexualismo — como posso evitá-lo?

quinta-feira, 3 de março de 2011

“Quando eu tinha 12 anos, me sentia atraída a uma menina da escola. Fiquei confusa e preocupada achando que eu poderia ser lésbica.” — Anna.
“Na minha adolescência, lutei contra a atração que sentia por outros rapazes. Lá no fundo, eu sabia que aqueles pensamentos não eram normais.” — Olef.
“Eu e minha amiga nos beijamos uma ou duas vezes. Visto que eu ainda gostava de rapazes, ficava me perguntando se eu seria bissexual.” — Sarah.
AS ATITUDES permissivas de hoje têm levado muitos jovens a experimentar relacionamentos com pessoas do mesmo sexo. “Na minha escola, muitas garotas afirmam ser lésbicas, bissexuais ou ter curiosidade em saber como é ter relações sexuais com pessoas de ambos os sexos”, diz Becky, de 15 anos. Para Christa, de 18 anos, a situação em sua escola é parecida. “Duas colegas me fizeram propostas sexuais”, diz ela. “Uma escreveu perguntando se eu gostaria de saber como era fazer sexo com uma garota.”
Visto que os relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo são apresentados de maneira tão aberta, você talvez se pergunte: ‘É o homossexualismo assim tão ruim? E se eu me sentir atraído a alguém do mesmo sexo? Significa isso que sou homossexual?’

Como Deus encara o homossexualismo?
Atualmente, muitas pessoas — até mesmo alguns ministros religiosos — amenizam a questão do homossexualismo. Ainda assim, a Bíblia não dá margem para dúvida. Ela nos diz que Deus fez o homem e a mulher e intencionou que os desejos sexuais fossem satisfeitos apenas entre o marido e a esposa. (Gênesis 1,27, 28; 2,24) Não é de surpreender, então, que a Bíblia condene as práticas homossexuais. — Romanos 1,26-27.
É claro que muitos diriam que a Bíblia está ultrapassada. Por exemplo, Megan, de 14 anos, diz: “Algumas das coisas escritas na Bíblia não têm nada a ver com o mundo de hoje.” Mas por que alguns são tão rápidos em fazer tal afirmação? Geralmente, isso acontece porque o ponto de vista da Bíblia entra em conflito com o deles. Rejeitam a Palavra de Deus porque ela ensina algo diferente daquilo em que eles querem acreditar. No entanto, essa visão é distorcida e a Bíblia nos incentiva a não ter a mente fechada. Na verdade, Deus nos exorta em sua Palavra a levar em consideração o fato de que seus mandamentos são para o nosso bem. (Isaías 48,17-18) Isso é razoável. Afinal de contas, quem conhece nossa constituição melhor do que nosso Criador?
Por ser jovem, você deve estar tendo os mais variados sentimentos. E se você se sente atraído a alguém do mesmo sexo? Será que isso automaticamente quer dizer que você é homossexual? Não. Lembre-se de que você está na “flor da juventude”, período em que se está sujeito a desejos sexuais involuntários. (1 Coríntios 7,36) Pode ser que, por um tempo, sua atenção se fixe em alguém do mesmo sexo. No entanto, sentir isso não significa que você é homossexual. Na verdade, as estatísticas mostram que esse tipo de sentimento em geral desaparece com o tempo. Mesmo assim, você talvez se pergunte: ‘Como surgem esses desejos?’
Alguns dizem que o homossexualismo é genético. Outros afirmam que é um comportamento adquirido. O objetivo deste artigo não é debater sobre a questão “natureza versus formação”. Realmente, parece que seria muito simplista atribuir o homossexualismo a um único fator. Esse tipo de comportamento, assim como outros, parece ser muito mais complexo do que isso.
Seja qual for a causa, o que importa é saber que a Bíblia condena os atos homossexuais. Desse modo, a pessoa que luta contra a atração por pessoas do mesmo sexo tem diante de si um alvo alcançável — ele ou ela pode escolher não ceder a seus desejos. Para ilustrar: uma pessoa talvez seja ‘disposta ao furor’. (Provérbios 29,22) Pode ser que ela tivesse acessos de ira no passado por qualquer motivo. Depois de estudar a Bíblia, porém, ela se dá conta da necessidade de desenvolver autodomínio. Será que isso significa que ela nunca mais terá fortes sentimentos de ira? Não. No entanto, por saber o que a Bíblia diz a respeito da ira descontrolada, ela se recusa a ceder a seus sentimentos. Essa situação é similar à da pessoa que se sentia atraída a pessoas do mesmo sexo, mas que agora sabe o que a Bíblia ensina sobre as práticas homossexuais. Vez por outra, pode surgir algum desejo impróprio. Apesar disso, por seguir o conselho da Palavra de Deus, a pessoa pode resistir a tal desejo.
É verdade que desejos homossexuais podem estar fortemente arraigados. Esteja certo, porém, de que até mesmo desejos impróprios muito enraizados podem ser superados. (1 Coríntios 9,27; Efésios 4,22-24) No final das contas, você é quem controla sua vida. (Mateus 7,13, 14; Romanos 12,1-2) E ao contrário do que talvez digam, você pode aprender a controlar seus impulsos — ou pelo menos a não agir de acordo com eles.

Rejeite práticas erradas
Como você pode evitar se envolver em práticas homossexuais?
Primeiro Lance todas as suas ansiedades sobre Deus em oração, certo de que ele ‘cuida de você’. (1 Pedro 5,7; Salmo 55,22) Deus pode fortalecê-lo com a paz que “excede todo entendimento”. Isso pode ‘guardar seu coração e sua mente’ e lhe dar “o poder além do normal” para não ceder aos desejos errados. (Filipenses 4,7; 2 Coríntios 4,7) Sarah, que lutou com o medo de que talvez fosse bissexual, diz: “Sempre que meus pensamentos me perturbam, faço orações; e Deus me ampara. Sem a ajuda dele, eu não teria conseguido lidar com esse problema. A oração é vital para mim!” — Salmo 94,18-19; Efésios 3,20.
Segundo Encha a mente com pensamentos espirituais edificantes. (Filipenses 4:8) Leia a Bíblia todos os dias. Nunca subestime o poder dela de reformar sua mente e seu coração para fazer o que é bom. (Hebreus 4,12) Um jovem chamado Jason diz: “A Bíblia — incluindo textos como 1 Coríntios 6,9-10 e Efésios 5,3 — tem um efeito poderoso sobre mim. Eu leio esses textos sempre que desejos errados me vêm à mente.”
Terceiro Evite a pornografia e a propaganda homossexual, que servirão apenas para nutrir pensamentos errados. (Salmo 119,37; Colossenses 3,5-6) Alguns filmes e programas de televisão promovem a idéia de que o homossexualismo não é nada além daquilo que é chamado estilo de vida alternativo. “O modo de pensar distorcido do mundo afetou minha mente e contribuiu para que eu ficasse confusa sobre questões sexuais”, diz Anna. “Agora, eu fico longe de qualquer coisa ou pessoa que promova o homossexualismo.” — Provérbios 13,20.
Quarto Procure um confidente e converse com ele sobre seus pensamentos. (Provérbios 23,26; 31,26; 2 Timóteo 1,1-2; 3,10) Olef, que buscou a ajuda de um cristão, recorda: “O conselho dele foi muito eficaz. Gostaria de ter falado com ele bem antes.”

Não desista!
Alguns diriam que não há motivos para fazer tudo isso; que você deve simplesmente abraçar sua sexualidade e aceitar quem você é. Mas a Bíblia diz que você pode fazer melhor do que isso. Ela fala, por exemplo, que alguns dos primeiros cristãos que antes praticavam o homossexualismo mudaram. (1 Coríntios 6,9-11) Você também pode vencer a batalha — mesmo que agora ela esteja acontecendo apenas no seu coração.
Caso seus desejos persistam, não desista nem conclua que você é um caso perdido. (Hebreus 12,12-13) Todos nós lutamos contra inclinações erradas às vezes. (Romanos 3,23; 7:21-23) Se você se recusar a ceder aos desejos errados, com o tempo eles desaparecerão. (Colossenses 3,5-8) Acima de tudo, recorra a Deus em busca de ajuda. Ele ama você e sabe o que o fará feliz. (Isaías 41,10) Assim, ‘confie em Deus e faça o bem, e ele lhe concederá os pedidos do seu coração’. — Salmo 37,3-4.

PARA VOCÊ PENSAR
▪ Por que Deus desaprova o homossexualismo?
▪ O que você pode fazer se estiver lutando contra a atração por pessoas do mesmo sexo?
▪ Em quem você pode confiar se estiver travando uma guerra contra desejos homossexuais?

[Nota(s) de rodapé]
Os nomes neste artigo foram mudados.
O “metrossexualismo” — estilo de vida em que o homem dá atenção excessiva a si mesmo e, principalmente, à sua aparência — tem conseguido obscurecer a linha divisória entre o homossexualismo e o heterossexualismo. De acordo com o homem que, segundo se diz, criou esse termo, o metrossexual “pode ser oficialmente homo, hetero ou bissexual; mas isso é irrelevante uma vez que ele escolheu a si mesmo como seu objeto de amor, e o prazer como sua preferência sexual”. Certa enciclopédia diz que a popularidade desse termo “acompanhou a crescente integração de homens homossexuais na sociedade atual, bem como um correspondente declínio do tabu a respeito do homossexualismo e das mudanças no conceito sobre a masculinidade”.

Procure a ajuda de um cristão adulto maduro

Extraído de revistas cristãs

0 comentários:

Postar um comentário