Você sabia? Jericó — uma cidade ou duas?

quinta-feira, 3 de março de 2011


Mateus, Marcos e Lucas registraram na Bíblia uma cura milagrosa que ocorreu perto de Jericó. (Mateus 20,29-34; Marcos 10,46-52; Lucas 18,35-43) Mateus e Marcos dizem que Jesus realizou esse milagre quando ele estava “saindo” de Jericó, mas Lucas diz que isso ocorreu quando Jesus estava “chegando” perto de Jericó.
Nos dias de Jesus, será que existia só uma cidade chamada Jericó ou duas? O livro Bible Then & Now (A Bíblia, Ontem e Hoje) responde: “Na época do Novo Testamento, Jericó tinha sido reconstruída a cerca de uma milha (1,6 quilômetro) ao sul da cidade antiga. Herodes, o Grande, havia construído um palácio de inverno ali.” Isso é confirmado pelo livro Archaeology and Bible History (A Arqueologia e a História Bíblica), que diz: “A Jericó do tempo de Jesus era uma cidade dupla. . . . A antiga cidade judaica ficava a cerca de uma milha da cidade romana.”
Assim, Jesus talvez tenha realizado o milagre quando estava saindo da cidade judaica e se aproximando da cidade romana ou vice-versa. Portanto, fica claro que conhecer as circunstâncias que existiam no tempo da escrita dos acontecimentos ajuda a esclarecer o que poderia parecer uma contradição.

9 comentários:

Ronildo Gomes disse...

Muito bom!!!!!!!

ivo pereira disse...

mas onde axo este estudo mais apurado [provas]??

ivo pereira disse...

mas onde axo este estudo mais apurado [provas]??

Unknown disse...

Muito bom!

Isaac Gds disse...

Se a gente for repara, a for repara a gramática da escrita, a bíblia se refere a uma Jerico, e não duas, mais como muitos gostam de coisas novas pra pregar,
Sendo que Deus só deixou uma.
Parem de inventa, e comesse a pregar como ela deve ser pregada.

Isaac Gds disse...

Se a gente for repara, a for repara a gramática da escrita, a bíblia se refere a uma Jerico, e não duas, mais como muitos gostam de coisas novas pra pregar,
Sendo que Deus só deixou uma.
Parem de inventa, e comesse a pregar como ela deve ser pregada.

Ismael Haetan disse...

Este artigo religioso foi copiado das testemunhas de Jeová,e de livros religiosos supostamente "arqueológicos".

celso Silva disse...

Mateus diz saindo, foram curado dois; Marcos, tb quando saía, Bartolomeu foi curado (com certeza falam de momentos diversos e pode ser no mesmo dia ou dias diferentes, ou seja, um pormenor insignificante e se havia duas ou mais Jericó, pouca importância tem); Lucas, fala de outro milagre, quando aproximava de Jericó, um cego foi curado. Destes cegos, apenas Bartolomeu é identificado, certamente porque enxergava dantes e, por alguma circunstância havia perdido a visão ( pouco importa se acidental, proposital ou por maldade de terceiros). O que importa é a mensagem. Tem muitos cegos na igreja e fora dela (os tementes) que vivem pela misericórdia de Deus e que deveriam, por conhecer a Deus, manter uma relação de amizade íntima para que não precisem viver pela misericórdia, mas pela bondade, ou seja, sê pela bondade todas as muralhas caem e você nem vê porque Deus é amigo fiel e faz tudo por você, sem que sequer veja, contudo, aqueles que vivem pela misericórdia são aqueles que procuram Deus quando precisa ou que sente as dificuldades do deserto. Sejam verdadeiros cristãos e vivam à sombra do Onipotente, vivam pela graça.

Unknown disse...

Gostei do artigo é de grande proveito saber estes pormenores para o estudo e pregação dá palavra....Agora mesmo estou estudando marcos 10:46 que fala de Bartimeu...E mais..Se está na Bíblia porque é pra estudar.

Postar um comentário