O que é o batismo pelos mortos?

quinta-feira, 10 de março de 2011

Ao discorrer sobre a ressurreição celestial, o apóstolo Paulo escreveu uma passagem muito intrigante. Lemos na Edição Ave Maria reza (1 Coríntios 15,29):
De outra maneira, que intentam aqueles que se batizam em favor dos mortos? Se os mortos realmente não ressuscitam, por que se batizam por eles?
E a Bíblia Mensagem de Deus verte essa passagem assim:
Que pretendem alguns quando se fazem batizar pelos que já morreram? Se os mortos nunca ressuscitam, por que então se fazem batizar por eles?
Estava Paulo sugerindo que pessoas vivas fossem batizadas a favor dos que morreram sem terem sido batizados? Pode parecer assim em vista dessas e de outras traduções da Bíblia. No entanto, um exame mais minucioso tanto das Escrituras como do grego original usado por Paulo sugere algo diferente. Paulo queria dizer que os cristãos ungidos são batizados num proceder de vida que resultaria numa morte de integridade, como a de Cristo. Depois, seriam ressuscitados para a vida espiritual assim como ele foi.
As Escrituras apóiam essa explicação. Paulo escreveu na sua carta aos romanos: “Não sabeis que todos nós, os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?” (Romanos 6,3) Na sua carta aos filipenses, Paulo falou de si mesmo, dizendo: “[Tive] participação nos seus sofrimentos [os de Cristo], submetendo-me a uma morte semelhante à dele, para ver se de algum modo consigo alcançar a ressurreição a ocorrer mais cedo dentre os mortos.” (Filipenses 3,10-11) Paulo salientou que a vida de um seguidor ungido de Cristo envolve um proceder de integridade sob provas, enfrentando diariamente a morte e por fim morrendo por causa de sua integridade, seguido de uma ressurreição celestial.
É digno de nota que esses textos e outros que mencionam diretamente a morte em conexão com os batizados se referem a pessoas vivas que já foram batizadas, e não às que já faleceram. Paulo disse também a concristãos ungidos: “Sepultados com ele no batismo, com ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.” — Colossenses 2,12.
A preposição grega hypér, traduzida “pelos”, em diversas versões da Bíblia em 1 Coríntios 15,29, também pode significar “com o objetivo de”. Por isso, em harmonia com outros textos bíblicos, poderíamos verter este versículo corretamente: “Que farão os que estão sendo batizados com o objetivo de serem mortos? Se os mortos absolutamente não hão de ser ressuscitados, por que estão sendo também batizados com o objetivo de serem tais?”

0 comentários:

Postar um comentário