Por que ser seguidor de Cristo?

quinta-feira, 10 de março de 2011


Temos de reconhecer uma verdade: precisamos muito de boa liderança. Nem todos os humanos admitem ter essa necessidade, contudo, ela realmente existe. Jeremias, profeta de Jeová, foi inspirado a registrar a seguinte verdade imutável: “Bem sei, ó Deus, que não é do homem terreno o seu caminho. Não é do homem que anda o dirigir o seu passo.” (Jeremias 10,23) Os humanos não têm a capacidade nem o direito de governar a si mesmos. De fato, a história humana tem sido marcada por má liderança. (Eclesiastes 8,9) Nos dias de Jesus, os líderes oprimiam, maltratavam e enganavam as pessoas. Jesus percebeu que as pessoas comuns eram como “ovelhas sem pastor”. (Marcos 6,34) O mesmo ocorre hoje em dia. Individual e coletivamente, precisamos de uma liderança que possamos respeitar e na qual possamos confiar. Jesus satisfaz essa necessidade? Sim, veja por quê.

Primeiro, Jesus foi escolhido por Deus. A maioria dos líderes humanos imperfeitos são escolhidos por cidadãos também imperfeitos, que geralmente se enganam e acabam fazendo escolhas equivocadas. Jesus é um líder diferente, conforme mostra seu próprio título. A palavra “Cristo”, assim como a palavra “Messias”, significa “Ungido”. E de fato, Jesus foi ungido, ou especialmente designado para o seu cargo sagrado, por nenhum outro senão o Soberano Senhor do Universo. Deus disse a respeito de seu Filho: “Este é o Meu Filho amado, em que me comprazo! Porei sobre ele o meu Espírito.” (Mateus 12,18) Ninguém melhor do que o nosso Criador para saber o tipo de líder que precisamos. A sabedoria de Deus é infinita, por isso, temos bons motivos para confiar em sua escolha. — Provérbios 3,5-6.

Segundo, Jesus estabeleceu um exemplo perfeito e inspirador para nós. Os melhores líderes têm qualidades que seus seguidores podem admirar e imitar. Eles lideram pelo exemplo, motivando outros a se tornarem pessoas melhores. Que qualidades você mais respeitaria num líder? Coragem? Sabedoria? Compaixão? Que dizer de perseverança ao enfrentar dificuldades? Ao estudar os relatos sobre a vida de Jesus na Terra, verá que ele tinha essas qualidades — e muito mais. Sendo um reflexo perfeito de seu Pai celestial, Jesus possuía todas as qualidades divinas em pleno grau. Ele foi tudo que um ser humano perfeito poderia ser. De modo que, em tudo o que fez, em cada palavra que falou e em cada sentimento que externou, encontramos algo que merece ser imitado. A Bíblia diz que Jesus estabeleceu ‘um modelo para seguirmos de perto os seus passos’. — 1 Pedro 2,21.

 Terceiro, Cristo realmente foi “o pastor excelente”, conforme descreveu a si mesmo. (João 10,14) As pessoas nos tempos bíblicos podiam entender facilmente essa comparação. Os pastores trabalhavam muito para cuidar das suas ovelhas. Um “pastor excelente” estava disposto a pôr a segurança e o bem-estar do rebanho à frente dos seus. Por exemplo, Davi, um ancestral de Jesus, era pastor quando jovem. Mais de uma vez ele arriscou a vida para proteger suas ovelhas de animais selvagens ferozes. (1 Samuel 17,34-36) Jesus foi ainda mais longe em favor de seus seguidores. Deu a vida por eles. (João 10,15) Quantos líderes estão dispostos a se sacrificar assim?

Jesus foi “o pastor excelente” também em outro sentido. Ele disse: “Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim.” (João 10,14) Pense no belo cenário descrito por Jesus. Um observador casual talvez não veja nenhuma diferença entre as muitas ovelhas de um rebanho. O pastor, porém, conhece cada uma delas individualmente. Ele sabe quais as fêmeas que em breve precisarão de sua ajuda quando forem dar cria, que cordeirinhos ainda precisam ser carregados por serem muito pequenos e fracos para andar longas distâncias, e que ovelhas adoeceram ou se machucaram recentemente. As ovelhas também conhecem seu pastor. Elas reconhecem sua voz e não a confundem com a de nenhum outro pastor. Quando percebem um tom de perigo ou urgência em sua voz, elas reagem de imediato. Elas o seguem para onde quer que ele vá. E ele sabe exatamente para onde conduzi-las. Sabe também onde o pasto está verde, onde há riachos de água fresca e cristalina e onde há pastagens seguras. Sob os olhares do pastor, as ovelhas se sentem seguras. — Salmo 23.

Não é esse o tipo de liderança que você deseja? Foi exatamente assim que o Pastor Excelente sempre tratou seus seguidores. Ele promete ajudá-lo a ter uma vida feliz e gratificante tanto agora como num futuro eterno. (João 10,10, 11; Apocalipse 7,16, 17) Sendo assim, precisamos saber em detalhes o que está envolvido em seguir a Cristo.

Extraído de revistas cristãs



0 comentários:

Postar um comentário