Orações que agradam a Deus

terça-feira, 15 de março de 2011


Jesus, em sua oração-modelo, referiu-se especificamente a Deus como “Pai Nosso”. Isso deixa claro que nosso Criador não é alguém indiferente ou uma força mística que precisa ser apaziguada por meio de encantamentos, rituais ou mantras. Em vez disso, ele é um Pai amoroso que deseja ser visto como tal e quer ser amado por nós. “Eu amo o Pai”, disse Jesus. (João 14,31) Um profeta do Israel antigo declarou: “Ó Deus, tu és nosso Pai.” — Isaías 64,8.
Como podemos nos achegar a Deus, nosso Pai celestial? (Tiago 4,8) Como em qualquer relacionamento, nós nos achegamos a Deus por meio de uma comunicação bidirecional. Deus “fala” conosco pelas páginas de sua Palavra escrita, a Bíblia, por intermédio da qual ele revela suas atividades, sua personalidade e seu propósito para com a humanidade, pela Igreja, pela Tradição. (2 Timóteo 3,16). Santa Teresa de Lisieux disse:
Para mim a oração é uma elevação do coração, um olhar sereno para o céu, um grito de gratidão e amor que eu pronuncio das profundezas do sofrimento, bem como das alturas da alegria.
De nossa parte, falamos com Deus quando oramos a ele. Não há dúvida de que essas orações devem ser sinceras e pessoais, não formais e mecânicas.
Algo bem parecido ocorre com a oração a Deus. De fato, podemos falar com ele sobre praticamente qualquer coisa que nos preocupa. Filipenses 4,6-7 diz: “Não estejais ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus; e a paz de Deus . . . guardará os vossos corações e as vossas mentes.” É claro que, se estivermos ansiosos por causa de alguma coisa, podemos orar sobre o assunto várias vezes. — Mateus 7,7-11.
A Bíblia tem muitos exemplos de orações que agradam a Deus, incluindo salmos, ou cânticos, e orações proferidas pelo próprio Jesus. (Salmos 17 e 86, cabeçalhos; Lucas 10,21, 22; 22,40-44) Uma dessas orações de Jesus está registrada em João capítulo 17. Por que não tira alguns minutos para ler esse capítulo? Ali, você verá como ele abriu seu coração a Deus. Observará também que Jesus não pensava apenas em si mesmo, mas deixou claro seu profundo amor pelos seus seguidores. Ele disse: “Pai Santo, vigia sobre eles . . . por causa do iníquo [Satanás].” — João 17,11.15.
Que excelente exemplo ele deu para nós! Certamente, todos os que desejam se achegar ao Deus verdadeiro devem ter um conhecimento exato dele como pessoa. Deus diz a tais pessoas: “Eu serei pai para vós e vós sereis filhos e filhas para mim.” — 2 Coríntios 6,17-18.

2 comentários:

Alexandre M. F. Silva disse...

Bom texto, muito oportuno para os dias de hoje.

Emerson disse...

Obrigado, Alexandre. Continue divulgando o blog e comentando. Este é nosso estímulo para continuarmos nosso trabalho de evangelização.

Postar um comentário