Conheça a tumba de Lázaro em Betânia, Israel

segunda-feira, 18 de abril de 2011

 Fonte: http://www.sacred-destinations.com/israel/jerusalem-bethany-lazarus
Tradução: Emerson de Oliveira



Exterior da tumba de Lázaro em Betânia
Antigos degraus da tumba de Lázaro
A câmara mortuária de Lázaro


A igreja grega de S. Lázaro
Fachada da igreja de S. Lázaro em Betânia

Betânia (em árabe: al-Azariyya ) é uma aldeia árabe e cristã, muçulmana (pop. 3600) na encosta sudeste do Monte das Oliveiras, Jerusalém . Betânia foi a casa de Lázaro, Marta e Maria e cenário para uma série de eventos do Novo Testamento.
O túmulo de Lázaro de Betânia há muito tem sido venerado pelos cristãos e muçulmanos, e uma moderna igreja dedicada ao santo ressuscitado está no local de muitas anteriores.

Na Bíblia

Betânia foi a casa de Lázaro, a quem Jesus ressuscitou dentre os mortos (João 11,38-44), e suas irmãs Maria e Marta. Jesus se hospedava com frequência em sua casa.
Jesus foi ungido na casa de Simão, o leproso , em Betânia (Mc 14,3) e voltou a Betânia, depois de sua entrada triunfal em Jerusalém (Marcos 11,11). De acordo com Lucas 24,50, Jesus subiu ao céu perto de Betânia (comemorado na Capela da Ascensão ).

História

A aldeia está aqui pelo menos desde a época romana e nas proximidades havia um povoado da Idade do Ferro que se acredita ser o bíblico Ananias, no território de Benjamim (Ne 11,32), que é chamado de Betânia, no Novo Testamento (Beth Ananias = Betânia).
Não há registro de uma igreja em Betânia, no século 4, embora Eusébio, o historiador e o Itinerário Bordeaux  (333) menciona o túmulo de Lázaro em um cofre ou cripta. Cerca de 490 dC, São Jerônimo registrou uma visita ao túmulo de Lázaro, como o quarto de Maria e Marta, que é o Lazarium mencionado pela peregrina Egéria em seu relato da liturgia no sábado, na sétima semana da Quaresma:
Apenas em 1:00 todos chegam ao Lazarium, que está em Bethânia ... no momento em que eles chegam ali há tantas pessoas que enchem não só o Lazarium em si, mas todos os campos ao redor. (Trad. J. Wilkinson)
Esta estrutura conhecida como Lazarium foi destruída por um terremoto e foi substituído por uma grande Igreja de S. Lázaro , no século 6. A igreja foi mencionada por Teodósio, antes de 518 e por Arculf cerca de 680, e sobreviveu intacta até os tempos dos cruzados.
Durante as Cruzadas, o rei Fulk e Rainha Melisande compraram a aldeia de Betânia do Patriarca do Santo Sepulcro em 1143 em troca de terras, perto de Hebron. Melisande construiu um grande convento beneditino dedicada a Maria e Marta, repararam extensivamente a igreja velha de Lázaro e a dedicaram a Maria e Marta. Ela também construiu uma nova igreja a oeste de São Lázaro sobre seu túmulo, o complexo monástico, com uma torre fortificada, e a concedeu com as propriedades da aldeia de Jericó.
O convento das santas Maria e Marta tornaram-se um dos mais ricos conventos do Reino de Jerusalém. Joveta, a irmã de Melisande, foi eleita abadessa com a idade de 24 anos. Depois da queda do reino dos cruzados em 1187 , as freiras foram para o exílio. A igreja nova do oeste foi provavelmente destruída nesta época, restando intactos somente a tumba e a catacumba. A igreja do século 6 e torre da igreja foram muito danificadas, mas permaneceram de pé.
A vila parece ter sido abandonado em seguida, mas um visitante em 1347 mencionou monges gregos presentes na capela do túmulo. Até 1384, uma mesquita foi construída no local. No século 16, a Mesquita de al-Uzair (Esdras), foi construída no cofre Cruzado, que inicialmente tornou o acesso cristão ao sepulcro mais difícil. No entanto, os franciscanos foram autorizados a construir uma nova entrada no lado norte do túmulo e neste ponto a entrada original da mesquita foi bloquead.



Em 1952-55 uma moderna igreja franciscana foi dedicada a São Lázaro foi construída sobre a igreja bizantina de S. Lázaro, dos cruzados e das santas Maria e MartaEm 1965, a igreja grega foi construída a oeste do túmulo de Lázaro.

Fatos rápidos

Site
Nomes: Tumba de Lázaro, de Betânia, a Igreja de São Lázaro, Betânia, Azariyya-al; Ananias Beth
Localização:Jerusalém, Israel
Fé:Cristianismo
Dedicatória:São Lázaro
Categoria: Lugares bíblicos
Data:6 C, C 12, 1955
Características:Passos de Jesus; Lugares de milagres
Estado:ruínas
Informação de visitas
Coordenadas: 31.770992 ° N, 35.255578 ° E ( ver no Google Maps )
Hospedagem:Ver hotéis próximos a este local
Horário de funcionamento:8-11:45, 2-6 (fecha às 5, em novembro-fevereiro)
Custo:Grátis

Nota: Esta informação era exata quando publicada e nós fazemos o nosso melhor para mantê-lo atualizada, mas detalhes como o horário podem ser alterados sem aviso prévio. Para evitar decepções, por favor consulte o site diretamente antes de fazer uma viagem especial.

Recursos da viagem

Fontes

  1. Kay Prag, Blue Guide to Israel and the Palestinian Territories (Preto e Norton, 2002), 236-38.
  2. Betânia - Cyberspot franciscana

0 comentários:

Postar um comentário