O segundo milagre em Caná

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Quando Jesus retornou ao seu território domiciliar, após uma extensiva campanha de pregação na Judéia, não foi para descansar. Antes, ele iniciou um ministério ainda maior na terra da Galiléia, onde fora criado. Mas os seus discípulos em vez de ficarem com ele, voltaram para casa, para sua família e suas ocupações anteriores.
Que mensagem começou a pregar Jesus? A seguinte. “O reino de Deus se tem aproximado. Arrependei-vos e tende fé nas boas novas.” E qual foi a reação? Os galileus receberam bem a Jesus. Foi honrado por todos. Entretanto, isso não se devia tanto à sua mensagem, como a que muitos deles haviam estado meses antes na Páscoa em Jerusalém e haviam presenciado ali os sinais notáveis que ele realizara.
Pelo visto, Jesus iniciou seu grande ministério galileu em Caná. Anteriormente, conforme se deve lembrar ao voltar da Judéia, ele transformara água em vinho, numa festa de casamento realizada ali.
Esta segunda vez, o filho dum funcionário governamental do Rei Herodes Agripa estava muito doente. Ouvindo que Jesus viera da Judéia para Caná, este funcionário viajou desde a sua casa em Cafarnaum para encontrá-lo. Cheio de pesar, instou com ele: ‘Por favor, venha logo, antes que meu filho morra.’
Jesus respondeu: ‘Volte para casa. Seu filho está curado!’ O funcionário de Herodes creu nisso e começou a longa viagem de volta para casa. Em caminho, encontrou-se com os seus servos, que se haviam apressado para informá-lo de que tudo estava bem — o filho dele se recuperou! ‘Quando foi que ele melhorou?’ perguntou.
‘Ontem, às 13 horas’, responderam.
O funcionário deu-se conta de que fora naquela mesma hora que Jesus dissera: ‘Teu filho está curado!’ Depois disso, este homem e todos os da sua casa tornaram-se discípulos de Cristo.
Caná foi assim favorecida de ser o lugar em que Jesus, indicando sua volta da Judéia, realizou dois milagres. Estes, naturalmente, não foram os únicos milagres que realizara até aquele tempo, mas são significativos porque marcaram a sua volta para a Galiléia.
Jesus foi então para casa, a Nazaré. O que o aguardava ali?

João 4,43-54; Marcos 1,14-15; Lucas 4,14-15.

0 comentários:

Postar um comentário