A Páscoa: central para o cristianismo

sábado, 23 de abril de 2011


O que significa a Páscoa para a fé cristã de hoje, e como os cristãos podem abraçar, celebrar e proclamar que seu significado enquanto ficarem sensíveis às preocupações dos seus irmãos e irmãs judeus? Esta é uma questão importante e valiosa, especialmente nesta época do ano.

Os cristãos acreditam que Jesus Cristo é o mesmo Deus que libertou seu povo da escravidão e agiu em seu nome, ao longo das páginas das Escrituras Hebraicas. Portanto, a Páscoa significa tudo para nós. Um cristão que rejeita ou ignora o seu significado e importância está ignorando a base de sua própria fé. Esta base é que Deus entra em um relacionamento de aliança com seu povo, que Deus se revela ao seu povo e os liberta da opressão e do mal.

Para um cristão, essas ações da Aliança, revelação e libertação continuam e alcançam seu pleno cumprimento em Jesus Cristo. O Deus que libertou o seu povo da escravidão no passado os liberta da escravidão do pecado, agora, através do sangue do Cordeiro Pascal de Deus, Jesus Cristo. O Deus que se revelou ao seu povo no passado dá a plenitude da revelação em Jesus Cristo, que é a imagem exata do pai.

Por isso, na celebração da Páscoa em si, o cristão vê um prenúncio de Cristo, e os católicos veem uma prefiguração do Sacrifício da Missa. Celebrar a Páscoa com os nossos irmãos e irmãs judeus, ou em nossas próprias igrejas é, portanto, uma ação de significado profundo.

Mas e quanto a sensibilidade da comunidade judaica?

Primeiro de tudo, eu amo meus irmãos e irmãs judeus, e não consigo encontrar as palavras adequadas para expressar o meu respeito por eles. Se eu ou qualquer cristão, fomos motivo de insulto ou de ferí-los coletiva ou individualmente, devemos pedir desculpas e reparar o mais rápido possível.

Sensibilidade e respeito são, obviamente, uma responsabilidade mútua, e temos que reconhecer a liberdade religiosa de cada pessoa. Eu não estou ofendido que meus irmãos e irmãs judeus não reconheçam a Jesus como Senhor. Eu sei que eles não têm a intenção de qualquer ofensa a mim, nem fico ofendido. Ao mesmo tempo, eu sei que não pretendo ofendê-los, proclamando que Jesus é o Senhor, e não espero que eles sejam ofendidos pelo fato de que eu sou um cristão.

Assim, existem maneiras que podemos evitar a ofensa involuntária. Basta tomar o tempo para entender uma outra fé, é um bom começo, e por isso espero que meus amigos judeus vejam a cerimônia cristã da Páscoa como um ato de respeito, um ato de tentar entender melhor o que todos nós reconhecemos ser uma intervenção fundamental de Deus na história humana, e uma celebração chave da comunidade judaica.

Embora eu ache que os cristãos têm o direito de celebrar a Páscoa em suas próprias igrejas, acho que seria ainda melhor se juntar a nossos irmãos e irmãs judeus em sua própria celebração. Da mesma forma, a comunidade cristã os convida à nossa celebração da Páscoa.

Estas são questões delicadas e profundamente emocionais, e em ambos os lados do mundo judaico-cristão, nem sempre fazemos um trabalho tão grande em lidar com eles. Mas nesta época do ano, as duas comunidades celebram um Deus que ama e intervém na nossa própria fraqueza humana para elevar-nos a liberdade em si. Vamos ver o elo comum que temos. Vamos nos alegrar nisto. E vamos rir juntos, a bondade de Deus e de nós mesmos, também.

Por: pe. Frank Pavone
Tradução: Emerson de Oliveir

0 comentários:

Postar um comentário