A Bíblia não é a única autoridade (sola scriptura)?

terça-feira, 31 de maio de 2011

Essa é provavelmente a maior divisão entre católicos e evangélicos. Então eu pensei que deveria explicá-lo um pouco e não deixar de falar disso, porque eu posso ver que parece uma blasfêmia para um católico dizer que a Bíblia não é a "única" autoridade. Certamente a Bíblia é infalível. No entanto, os católicos acreditam que a própria Bíblia nos ensina que a Igreja veio antes da Bíblia. Jesus não escreveu nenhum livro da Bíblia. Jesus não escolheu escrever mas sim CONSTRUIR a sua Igreja, e 30-60 anos mais tarde, inspirou os membros da sua Igreja para escrever os Evangelhos. Centenas de anos depois disso, Ele inspirou os membros da sua Igreja para decidir que livros pertencem à Bíblia.  Se os membros inspirados da Igreja de Jesus escreveram a Bíblia e, mais tarde, infalivelmente decidiram sobre quais escritos seriam incluídos na Bíblia, eu acho que ele pode inspirar a Igreja a correta interpretação das Escrituras em assuntos que são fundamentais para a nossa salvação.
A seguinte passagem é frequentemente usada para professar o Sola Scriptura (só a Bíblia)
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. (2 Timóteo 3,15-16)
A passagem simplesmente diz a Escritura é inspirada e útil. Os católicos concordam totalmente. A água é necessária para a minha existência, mas é tudo que eu preciso? Certamente não. Curiosamente, não havia o Novo Testamento escrito na época e, por isso, se esta passagem estava dizendo que a Escritura é tudo o que precisamos, seria dizer que o Novo Testamento não era necessário, o que é obviamente falso.
Os católicos acreditam que a teoria do "só a Bíblia" não é o que a Bíblia ensina.
Em nenhum lugar da Bíblia diz a Bíblia sozinha é a única autoridade. No entanto, a Bíblia diz que Jesus fundou a sua Igreja e deu-lhe toda a autoridade. (Mateus 16,18)
A Escritura diz: "E o Verbo se fez carne" (Jo. 1,1) e não que "o Verbo se fez papel". Deus se fez carne, Ele instituiu e comissionou a sua Igreja. Mais tarde, Ele inspirou os membros da sua Igreja para escrever, então ele inspirou os membros da Igreja a discernir quais os livros a serem incluídos na Bíblia e Ele inspirou a sua Igreja para interpretá-la. Isto é o que os católicos acreditam, e é isso que todos os cristãos acreditavam nos primeiros 1500 anos do cristianismo.

Fonte: http://www.davidmacd.com/catholic/bible_catholics.htm
Tradução: Emerson de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário