Orientação Moral aos Jovens

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Em Provérbios 4,1-4, o Rei Salomão insta os jovens: “Escutai, ó filhos, a disciplina do pai . . . Pois, mostrei-me verdadeiro filho para meu pai, terno e o único diante de minha mãe. E ele me instruía e me dizia: ‘Segure teu coração as minhas palavras.’” É evidente que Salomão podia tratar até mesmo de coisas íntimas com seu pai; o próprio Salomão a seguir falou sobre a imoralidade sexual de maneira muito franca. — Provérbios 5,1-19.
Entre os verdadeiros cristãos, muitas famílias mantêm um similar diálogo aberto com seus filhos — e com grande sucesso! Fazem mais do que apenas dizer “Não!” a seus filhos a respeito de relações sexuais. A Bíblia ajuda-os a dar a seus filhos sólidas razões para evitar a promiscuidade. Considere, novamente, as palavras de Salomão. Em Provérbios 5,3-4, ele incentiva os moços a evitarem relações sexuais com prostitutas. “Os lábios duma mulher estranha [prostituta] estão gotejando como favo de mel e seu paladar é mais macio do que o azeite.” Sim, a perspectiva de cometer imoralidade pode parecer muito tentadora. Não obstante, Salomão acautela: “O efeito posterior dela é tão amargo como o absinto; é tão afiado como uma espada de dois gumes.”
Como Salomão, os pais podem arrazoar com seus filhos sobre os efeitos posteriores das relações sexuais. Consciência pesada, gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS — são amargos retornos em troca de alguns momentos de prazer incitante. Salomão também exorta os jovens a “não [darem a sua] dignidade a outros”. (Provérbios 5,9) Não mostra falta de respeito próprio o jovem ou a jovem dar de si mesmo(a) a alguém não interessado no casamento? Não é humilhante servir meramente como meio de satisfação de paixões egoístas, suas próprias ou de outrem? Os pais podem ajudar seus filhos a avaliarem esses fatos.
Salomão deu conselhos adicionais a respeito duma pessoa imoral: “Guarda teu caminho longe dela e não te chegues à entrada da sua casa.” (Provérbios 5,8) Similarmente, os pais podem dar aos jovens conselhos práticos quanto a evitar circunstâncias comprometedoras. Podem instar com eles a não saírem com indivíduos sem princípios. E, ao atingirem o ponto em que se habilitem para o namoro, podem ser incentivados a tomar medidas práticas para evitar a conduta pecaminosa. Por exemplo, o casal de namorados pode providenciar que alguém sempre os acompanhe ao saírem juntos. Fora de moda? Talvez. Mas, é melhor tomar precauções razoáveis do que “[ter] de gemer no teu futuro, quando tua carne e teu organismo chegarem ao fim. E terás de dizer: ‘Quanto odiei a disciplina . . . E não escutei a voz dos meus instrutores.’” — Provérbios 5,11-13.

0 comentários:

Postar um comentário