CABE A CULPA A DEUS?

quinta-feira, 28 de julho de 2011


Se um outro cometesse um crime, mas a culpa dele fosse lançada sobre você, leitor, como se sentiria? Acharia isso muito injusto. A justiça exige que o culpado seja punido e o inocente eximido da culpa. Quando um motorista não faz caso dum sinal fechado, num cruzamento movimentado, e sofre por isso um grave acidente, a culpa não é da lei. Quando alguém se torna glutão e adoece por causa do excesso de comida, a culpa não cabe ao lavrador que produziu o alimento. Se um jovem, que foi bem criado, deixar o lar, desconsiderar o bom conselho do pai e se meter em dificuldades, a culpa não cabe ao pai. Então, por que se deveria culpar o Pai celestial, Deus, pelos erros cometidos pela humanidade? Não se deveria lançar a culpa sobre aquele a quem cabe — o culpado?

Há também mais outra coisa a considerar. Se culparmos a Deus por coisas tais como a fome resultante da falta de alimentos, a quem daremos o crédito pelos campos e pomares produtivos, os quais, em muitos países, produzem safras tão abundantes? Se culparmos a Deus pelas doenças, a quem daremos o crédito pelos maravilhosos sistemas de cura no próprio corpo? Se culparmos a Deus pelas favelas e malocas ou pelos mocambos das cidades, a quem daremos o crédito pelas majestosas montanhas, pelos lagos límpidos, as belas flores e as lindas árvores? É bem evidente que, se culparmos a Deus pelas dificuldades do mundo e depois lhe dermos crédito pelas boas coisas da terra, há uma contradição. O Deus amoroso não promoveria ao mesmo tempo tanto o bem como o mal.

Dizer que Deus não existe apenas agrava o problema. Crer que esta terra e suas formas maravilhosas de vida simplesmente vieram por acaso significa desconsiderar os fatos. Acontece que a terra está muito melhor equipada para sustentar a vida do que qualquer casa está, no entanto, cada casa teve um arquiteto e construtor inteligentes. Então, que dizer deste planeta, com seus sistemas muito mais maravilhosos, de ar, terra e água, para sustentar a vida? A Bíblia diz de forma lógica: “Cada casa, naturalmente, é construída por alguém, mas quem construiu todas as coisas é Deus.” (Hebreus 3,4) É verdade que alguns, visto que os homens fazem coisas más, chegaram à conclusão de que Deus não existe. Entretanto, isso é como dizer que, visto que as pessoas que moram em casas fazem coisas más, essas casas não tiveram nem arquiteto, nem construtor. É como dizer que certa pessoa nunca teve pai, porque está fazendo algo de errado.

Então, a quem cabe a culpa pelas coisas terríveis que têm acontecido à família humana? Grande parte da culpa cabe às próprias pessoas. A desonestidade e a frustração dos homens geram crimes. O orgulho e o egoísmo humanos estragam casamentos, criam ódios e preconceitos raciais. Os erros e a despreocupação dos homens causam poluição e imundície e a estupidez humanas causam guerras; e quando nações inteiras acompanham cegamente líderes políticos nessas guerras, então devem levar parte da culpa pelos sofrimentos. A fome e a pobreza são causadas principalmente pela negligência e pela ganância dos homens. Veja o seguinte: o mundo gasta agora bem mais de 200 bilhões de dólares por ano com armamentos. Se tudo isso fosse gasto corretamente com a produção e a distribuição equitativa de alimentos e com a eliminação da falta de habitações adequadas, imagine quanto se poderia fazer!

Tampouco cabe a Deus a culpa pelos males cometidos em nome da religião. Por exemplo, existem fundamentalistas que dizem que agem em "nome de Deus" (seja lá o que isto signifique). Há roubos, depauperações, enganos e fraudes exercidas por pastores mercenários (como alguns neopentecostais) e "padres" pedófilos. Não se pode culpar a Deus por isso, porque ele condena o que eles fazem, dizendo que os que realmente o servem têm de ‘amar-se uns aos outros’. (João 13:34, 35) Se não tiverem tal amor, então, conforme Deus diz, eles são “como Caim, que se originou do iníquo e que matou a seu irmão”. (1 João 3,10-12) Matar pessoas em nome de Deus, quer em ataques, quer em guerras, é similar à antiga prática de sacrificar crianças a deuses falsos, algo de que o Deus Todo-poderoso disse que ‘nunca havia ordenado e que nunca lhe havia subido ao coração’. — Jeremias 7,31.
A intromissão de certos "religiosos" (sic) na política, seu apoio às guerras e seus ensinos falsos, tais como dizerem que Deus é responsável pelos sofrimentos deste mundo, são coisas repugnantes para pessoas que raciocinam, e também para Deus. Os pseudo-cristãos que ensinam e praticam coisas em oposição a Deus são chamados de “hipócritas” na Palavra de Deus, a qual lhes diz também:

“Vós . . . vos assemelhais a sepulcros caiados, que por fora, deveras, parecem belos, mas que por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda sorte de impureza. Do mesmo modo, vós também, deveras, pareceis por fora justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e do que é contra e lei.” (Mateus 23,27, 28)
 De fato, Jesus disse a respeito de líderes religiosos, hipócritas: “Vós sois de vosso pai, o Diabo.” — João 8,44.

Não, não se pode culpar a Deus pelos males que os próprios homens cometem. E não é culpado dos males abençoados pelos falsos cristãos que afirmam servir a Deus, mas que não falam a verdade, nem a praticam como falsos pastores e falsos padres. Pois bem; será que havia algo de errado na maneira em que Deus fez a humanidade? Deu ele à raça humana um início péssimo?

Assim, é muita desonestidade ateus e céticos usarem "pastores ladrões" e "padres pedófilos" para criticar o cristianismo. Seria o mesmo que eu usar o stalinismo, o maoísmo e outros sistemas que usaram o ateísmo para dizer que todo ateu é comunista assassino.

A lógica tem que servir para os dois lados. Sem dois pesos e duas medidas.

0 comentários:

Postar um comentário