O livro que pode derrubar o circo de Richard Dawkins: "Ilusões ateístas"

sexta-feira, 15 de julho de 2011

 
Conheça o mais novo livro para derrubar o circo montado de Richard Dawkins e seus amigos Hitchens, Harris e Dannett. É o livro "Ilusões ateístas", de David Bentley Hart.

Atualmente está na moda ser devotamente secular. Os apaixonados críticos da religião Christopher Hitchens, Richard Dawkins, Daniel Dennett, Sam Harris e outros têm editoras que concorrem ansiosamente para comercializar suas diversas denúncias da religião, do monoteísmo, do cristianismo e do catolicismo romano. Mas a polêmica antireligiosa contemporânea é baseada não apenas sobre profundas confusões conceituais, mas em simplificações fáceis da história ou mesmo de total ignorância histórica: assim afirma David Bentley Hart nesta crítica que faz distorções usadas pelos ateus. Um dos mais brilhantes estudiosos da religião atualmente, Hart fornece um poderoso antídoto para as deturpações do passado cristão pelos neo-ateus, trazendo em foco a verdade sobre a revolução mais radical na história ocidental. 

Hart descreve como o cristianismo transformou o mundo antigo, de forma que muitos podem ter esquecido: trouxe a libertação do fatalismo, conferindo grande dignidade aos seres humanos, subverteu os aspectos mais cruéis da sociedade pagã, e elevou a caridade acima de todas as virtudes. Em seguida, ele argumenta que o que o termo "Idade da Razão" ou "Iluminismo" foi de fato o início do eclipse da autoridade da razão como um valor cultural. Hart fecha o livro no presente, delineando as consequências nefastas do declínio da cristandade em uma cultura que é construída sobre os seus valores morais e espirituais.

Vale a pena adquirir, mesmo que em inglês, este clássico que é um antídoto contra esse veneno comercial de vendas dos livros dos neoateus e fazer uma faxina na mente das mentiras e propagandas antireligiosas apregoadas pelo Iluminismo e pelos marxistas nas escolas.

0 comentários:

Postar um comentário