Onde estava Deus quando isso aconteceu?

quarta-feira, 27 de julho de 2011



Hoje fui bombardeado por vários ateus me inquirindo sobre aquela minha questão dos ateus americanos protestarem contra a cruz no Marco Zero. Tudo partia de um ponto. Eles perguntaram: "onde estava Deus quando os aviões se chocaram contra as torres gêmeas? Por que não fez nada?".

Eu creio que tenho uma resposta. Deus estava no coração das pessoas, desde o início, aguardando que O ouvissem e praticassem Sua vontade. Esta resposta pode não agradar os ateus, mas é inegável que Deus não criou o mal. Se as pessoas ouvissem os conselhos divinos, praticassem exatamente o Evangelho (que diz para amarmos o próximo como a nós mesmos e não assassinar, entre outros conselhos) jamais haveria um resultado caótico de decadência moral como estamos vendo. Está acontecendo uma inversão de autoridade: é como se fosse o aluno acusando o professor por tê-lo reprovado, apesar do professor passar o ano inteiro enfiando conhecimentos na cabeça do aluno mas este ter-se mostrando displicente.

Também é como o pai que tem que pôr a ordem na casa depois dos filhos terem feito bagunça, apesar dos conselhos paternos (ou maternos). A questão que foge aos ateus, para mim, é isso: estão vendo os efeitos e não a causa de tudo isso. Deus não é a origem do mal. O que o ser humano faz com suas decisões é o que acarreta a ordem dos acontecimentos. NENHUM ACIDENTE ACONTECE POR ACASO. É UMA CORRENTE DE ACONTECIMENTOS QUE O LEVOU A ISSO -  é a primeira regra na investigação de acidentes aéreos. A prevenção é a arma para se evitar acidentes. A manutenção é o meio pelo qual se evita que um avião possa se despedaçar no futuro.

E quanto ao ser humano? Logicamente que não estou dizendo que as vítimas foram os perpetradores. Mas ninguém é bom em si mesmo.

Pois é. Engraçado alguns ateus (como esses neoateus militantes americanos): negam a Deus com todas as suas forças e entendimento mas na hora que acontece uma catástrofe são alguns dos primeiros a perguntarem onde estava Deus. Eu não acredito em Papai-Noel nem em unicórnios mas nem por isso os culpo por um martelo ter caído no meu pé.

É o modo de pensar das pessoas, e não o de Deus, é que é falho. Muitos aplicam erroneamente os textos bíblicos. Deus não nos garante que ficaremos livres de acidentes, de doenças ou da morte nesse tempo, mas promete tais bênçãos para o futuro, para a vida eterna. Uma vez que se passa a entender o que a Palavra de Deus realmente diz sobre Deus nos proteger agora, em sentido espiritual, e não fisicamente, então muitos que tem ira sobre isso gradualmente vão vendo sua raiva se dissipar. Conseguem focalizar a verdadeira fonte das calamidades, Satanás, o Diabo, que era homicida e mentiroso desde o tempo em que se rebelou contra Deus. A Bíblia deixa claro que é Satanás que é o deus deste mundo tão cheio de sofrimento. — João 8,44; 2 Coríntios 4,4.

Parece um tanto desnecessário defender a existência de seres sencientes, mas por uma questão de exaustividade, vamos examinar o que a Bíblia diz sobre o assunto. Segundo a Bíblia, Deus criou o Universo inteiro, incluindo o tempo. Para o fim de atos criativos de Deus, Ele criou criaturas anímicas, incluindo os seres humanos. Ao ser humano foi dado o domínio sobre a terra para gerenciar e proteger a criação de Deus. Essa tarefa não poderia ter sido realizada por seres não-sencientes. Além disso, a Bíblia deixa claro que Deus quer estar em um relacionamento com seres humanos.



Os ateus  podem não concordar que seres sencientes devam ser autorizados a fazer escolhas morais, mas a Bíblia diz claramente que este é um dos propósitos fundamentais para que o Universo foi criado. Uma vez que estamos argumentando contra a existência do Deus da Bíblia, devemos aceitar a exigência como absolutamente necessário.

Muitos culpam a Deus pelas dificuldades que têm. Um provérbio bíblico declara: “A estultícia do próprio homem arruína a sua vida, contudo o seu coração se ira contra o Senhor.” (Provérbios 19,3, Almeida, Edição Contemporânea) No entanto, responsabilizar a Deus pelos males do homem é como culpar o fabricante dum automóvel pela prevalência de acidentes causados por motoristas embriagados.
Deus forneceu à humanidade orientação valiosa na sua Palavra, a Bíblia. Por estudarmos esta biblioteca divina e vivermos segundo as leis e os princípios que apresenta, podemos evitar muitas das armadilhas da vida. Em contraste com isso, agir contrário à orientação de Deus é desastroso. Por exemplo, os que comem demais, fumam, bebem em excesso ou cometem imoralidade muitas vezes sofrem consequências trágicas na saúde. (Lucas 21,34; 1 Coríntios 6,18; 2 Coríntios 7,1) O apóstolo cristão Paulo escreveu:

“O que o homem semear, isso também ceifará; porque aquele que semeia visando a sua carne, ceifará da carne corrupção, mas aquele que semeia visando o espírito, ceifará do espírito vida eterna.” — Gálatas 6,7-8.

É muito melhor viver segundo as leis e os princípios de Deus! Se fizermos isso, sentiremos a realidade da promessa de Deus, feita por meio do profeta Isaías:
“Eu, o Senhor, sou teu Deus, Aquele que te ensina a tirar proveito, Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar. Oh! se tão-somente prestasses realmente atenção aos meus mandamentos! A tua paz se tornaria então como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.” — Isaías 48,17-18.

0 comentários:

Postar um comentário