Dica do Sentir com a Igreja: livro "à sombra de suas asas: A Verdadeira História do Padre. Gereon Goldmann, OFM"

sexta-feira, 5 de agosto de 2011


No dia do padre gostaria de sugerir um livro excepcional de um dos grandes padres heróis da História: o pe. Gereon Goldmann, OFM.

Este é o livro de memórias de um padre franciscano publicado originalmente em 1964 e com um apêndice e um epílogo que se expande e atualiza a original através de seus anos como missionário em Tóquio. Gereon Goldmann foi convocado em 1939 para a Wehrmacht, enquanto era um seminarista. O que se segue é uma seqüência incrível de eventos, passando perto da morte nas mãos dos nazistas e aliados, e monstrando uma pessoa de fé realizando pequenos milagres.
Goldmann sobreviveu à guerra apenas para cair no abismo ainda mais profundo dos piores campos de prisioneiros de guerra no norte da África. Ao longo de tudo (a palavra  pode não transmitir todos os desafios que enfrentou), a sua fé e senso de propósito deu à sua existência sofrível um grande significado. As melhores histórias da guerra moderna da perspectiva do soldado de infantaria  ("Nada de Novo no Front" e "O Soldado esquecido", por exemplo) transmitem o horror, miséria, caos, nevoeiro, e no final, a insignificância das vidas e mortes dos soldados. Mas Gereon Goldmann mostra como a fé injeta propósito e significado, mesmo em campos de batalha e em campos de prisioneiros. Onde todas as forças terrenas agiram incansavelmente para desumanizar e destruir, Goldmann trabalhou resolutamente entre seus colegas soldados e carcereiros para trazer-lhes dignidade e esperança.
As partes iniciais de sua história, com sua fé ingênua, vai atacar ouvidos pós-modernos como irremediavelmente inocente. No entanto, logo o leitor será recompensado por ver como a fé de Gereon é nada menos do que uma haste de aço penetrando toda a sua vida e seu ser. Vai ser difícil de ler outra história  de guerra sem, inevitavelmente, contrastá-la com a de Goldmann. Apesar de nenhum soldado é capaz de ver sua situação como um marechal de campo faz com seus mapas estratégicos,  Goldmann não apenas está protegido pela sombra de Suas Asas, mas realiza muito, muito nessas asas mesmo, que se elevam a um nível muito mais elevado ainda.

O livro pode ser encontrado aqui.

0 comentários:

Postar um comentário