Os sacerdotes católicos: Alguns fatos relacionados com a Igreja Católica Romana

quinta-feira, 4 de agosto de 2011


O número dos padres católicos atualmente é mais de 400.000 em todo o mundo. Destes, aproximadamente 65% são considerados sacerdotes diocesanos (atribuídos às paróquias específicas de regiões geográficas) e 35% são considerados sacerdotes religiosos (não necessariamente atribuídos a uma comunidade eclesial específica). Estima-se agora que existem mais de 1 bilhão de católicos romanos no mundo, representando mais de 17% da população global. Embora não haja censo do tamanho da igreja e existem vários critérios para determinar a filiação, os estudiosos estimam agora que os católicos romanos compreendem cerca de cinquenta por cento de todos os "cristãos" no mundo. Em 2001, havia aproximadamente 63,7 milhões de católicos romanos nos Estados Unidos.
Sacerdotes católicos: o escândalo recente
Os sacerdotes católicos estão enfrentando um momento dramático na história da Igreja Católica Romana. Parecia que só ontem, quando ouvimos sobre as alegações iniciais de abuso sexual dentro do sacerdócio católico, que foram surgindo na área de Boston. Desde aquela época, mais de 300 processos foram arquivados nos Estados Unidos. Esse escândalo abalou a fé na Igreja Católica Romana, e levantou questões sobre princípios básicos do sacerdócio, incluindo o voto de celibato e a ordenação de mulheres. Essas alegações são especialmente preocupantes por três razões. Primeiro, os pais confiaram esses adolescentes e crianças no  sistema de educação paroquial, bem como no serviço da igreja. Esta confiança tem sido severamente danificada. Segundo, a liderança da Igreja Católica tem conhecido esses abusos há anos, mas foi necessário um clamor público para que ela fosse motivada a tomar medidas correctivas. Em terceiro lugar, Jesus Cristo falou especificamente sobre a vitimização de crianças inocentes:
    "Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor para ele que uma pedra de moinho foram pendurasse ao pescoço, e se submergisse na profundeza do mar" (Mateus 18,6).
Esses atos de abuso sexual e conduta lasciva parecem estar enraizados na homossexualidade, em vez da pedofilia. As vítimas exploradas
foram adolescentes (ao invés de pré-púberes de ambos os sexos, vítimas de pedófilos normais). Este "segredo da Igreja" tem sido escondido por décadas, com o diálogo limitado a voz baixa, e com processos resolvidos calmamente.

Sacerdotes católicos: uma questão difícil
Há muitos  padres católicos maravilhosos que dedicaram suas vidas a Deus e sua comunidade da igreja. Isto não é um ensaio para desculpar aqueles que erraram, mas sim, um lembrete de que nenhum de nós está isento de nossa natureza pecaminosa, mesmo o "clero". Isso não é só um  "problema católico". Na verdade, muitos acreditam que há "outra história por aí", que é tão abrangente como o escândalo dentro do sacerdócio. Especificamente, não há razão para assumir a taxa de abuso sexual infantil a ser maior entre clero católico do que entre o clero protestante. Por exemplo, só na Califórnia em 2001, houve seis condenações envolvendo ministros protestantes e crimes sexuais com menores. Há aproximadamente 46 mil padres católicos nos Estados Unidos e 300 casos registrados até agora, o que dá só 0,7% do sacerdócio. Há aproximadamente 324.000 igrejas protestantes nos Estados Unidos. Se a matemática está correta, o número de casos entre denominações protestantes poderiam diminuir o do tamanho do escândalo católico.

O que significa tudo isso? Por que estamos focando nesta terrível tragédia? Não tem nada a ver com o catolicismo, o protestantismo, ou a verdade do cristianismo em geral. É um lembrete humilhante que vivemos em um mundo caído, de um mundo propenso ao pecado e engano - um mundo que necessita de um relacionamento íntimo com Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário