Por que eu defendo o cristianismo?

sábado, 22 de outubro de 2011



Neste vídeo eu dou algumas razões básicas do por quê defendo e explano a fé cristã (ou o teísmo). Há muitos bons fatores para isso e, infelizmente, muitos neo ateus (e certos ateus) usam de algumas propagandas e sutilezas para caluniarem a fé (padres pedófilos, pastores ladrões, etc.) como se isso tivesse a ver com a veracidade ou não do teísmo.
É preciso honestidade. O cristão tem que dar bom testemunho, agir coerentemente com sua fé, senão isso se torna munição para que os adversários e críticos usem isso como bala de canhão.

O título deste vídeo faz uma boa pergunta. O cristianismo precisa ser defendido? Se o cristianismo é tão prontamente crível, como nós cristãos dizemos, por que defendê-lo? Como vamos estabelecer, não é por nossa causa ou até mesmo por causa do cristianismo que defendemos a nossa fé em Cristo. O trabalho de apologética é um serviço para o incrédulo, e não uma defesa real do que realmente não precisa de defesa. Além disso, veja este artigo "Se o cristianismo é verdadeiro, por que tantos precisam defendê-lo"? (http://christianthinktank.com/2many1.html). Este mesmo site também oferece um bom ensaio dando oito razões para a apologética. E um ensaio muito bom sobre o fracasso da Igreja a perceber a importância da apologética pode ser encontrado em Tektonics.org.

Primeiro, o que é apologética?

A resposta curta é: é o ramo da teologia que se preocupa em defender ou provar a verdade das doutrinas cristãs.

O teísmo (assim como o ateísmo) não é responsável pelos atos individuais de cada pessoa. Assim como um mau cristão não responde pela verdade da fé cristã, um ateu imoral não responde pela veracidade do ateísmo. O que está em discussão são as ideias e não as pessoas, que podem ser falíveis.

Um livro que demonstra bem a fé cristã de uma maneira clássica e expositiva é o "Simplesmente Cristão", de N. T. Wright, do qual vou falar em vídeos posteriores. Ele exemplifica claramente tudo o que procuro mostrar neste vídeo.

Livro "Simplesmente Cristão", de N. T. Wright: http://www.ultimato.com.br/loja/produtos/simplesmente-cristao

0 comentários:

Postar um comentário