Pesquisa com células-tronco adultas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011




Como a propaganda publicitária pelos políticos liberais e artistas de Hollywood continuam a alimentar o debate sobre a pesquisa com células-tronco, novas evidências mais uma vez demonstraram o sucesso contínuo das células-tronco adultas (Serafini, et al., 2007). As células-tronco adultas da medula óssea, "células progenitoras adultas multipotentes" (COAMs), Foram injetadas em ratos cujas células imunológicas tinham sido neutralizadas pela radiação. As COAMs repuseram a medula óssea, baço, sangue periférico e os linfonodos dos ratos imunodeficientes (Williams, 2007). Além do mais, nenhum dos camundongos desenvolveram tumores receptores - um problema permanente com o uso de transplantados com células-tronco embrionárias (CTE). A conclusão? "O potencial de longo prazo de cultura seguido por transferências de células livres de tumores, dá as COAMs uma vantagem terapêutica sobre os CTEs e HSCs"(Williams). Em outras palavras, a pesquisa de células-tronco adultas continua a produzir resultados eficazes, enquanto a pesquisa com células-tronco ainda tem de demonstrar um valor significativo (ver Harrub, 2006; Harrub e Thompson, 2004).

A questão moral, espiritual e bíblica é muito simples: o derramamento de sangue inocente é uma coisa desprezível a Deus (Provérbios 6,17). Salomão advertiu:
   Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas. Se disserem: Vem conosco, embosquemo-nos para derramar sangue, espreitemos, ainda que sem motivo, os inocentes; traguemo-los vivos, como o abismo, e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos de despojos a nossa casa; lança a tua sorte entre nós; teremos todos uma só bolsa. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue. (Pv. 1, 10-16 - grifo nosso)
Mesmo que as células-tronco embrionárias um dia forem demonstradas ser benéficas para os enfermos, salvar um ser humano em detrimento de outro não é a solução certa. Na verdade, assassinar milhões de bebês inocentes, tanto através do aborto e pesquisa com células-tronco é o terrível flagelo do nosso tempo (cf. Jeremias 19,5; 32,35).

Referências


Harrub, Brad (2006), “False Marketing of Embryonic Stem Cells,” [On-line], URL: http://www.apologeticspress.org/articles/2976.
Harrub, Brad and Bert Thompson (2004), “Presidential Elections, Superman, Embryonic Stem Cells, Bad Science, and False Hope,” [On-line], URL: http://www.apologeticspress.org/articles/2621.
Serafini, Marta, S.J. Dylla, et al. (2007), “Hematopoietic Reconstitution by Multipotent Adult Progenitor Cells: Precursors to Long-Term Hematopoietic Stem Cells,” The Journal of Experimental Medicine, January 16, [On-line], URL: http://www.jem.org/cgi/content/abstract/jem.20061115v1.
Williams, Ruth (2007), “Cell Replacement Therapy—Are MAPCs the Answer?” The Journal of Experimental Medicine, January 16, [On-line], URL: http://www.jem.org/cgi/content/full/jem.2041iti1v1.

por Dave Miller, Ph.D.
Tradução: Emerson de Oliveira
 

0 comentários:

Postar um comentário