Resposta aos argumentos ateus: a Onisciência de Deus versus livre-arbítrio. Há algum problema?

quinta-feira, 10 de novembro de 2011


A legenda na imagem diz "DETERMINISMO: a razão pela qual você 'escolhe' acreditar ter livre-arbítrio"

"Mas para Deus, não temos livre-arbítrio. Ele já sabe todas as influências, passado, presente e futuro em nossas vidas. Ele sabe como nos comportamos - e iremos nos comportar - em cada situação. Ele sabe se vamos adorá-Lo ou abandoná-Lo. Não faz diferença o que fazemos, se orarmos ou adorarmos e pecarmos e blasfemarmos, Deus sabe, antes mesmo de nascemos se vamos entrar no Céu ou no Inferno depois que morrermos. Nosso livre-arbítrio é uma ilusão; nossas vidas estão sempre fixas no âmbar da mente de Deus" (de um post de um site ateu )

O argumento acima é mantido por muitos descrentes que geralmente afirmam que a onisciência de Deus é uma contradição. Como Deus pode saber de tudo e ainda permitir o livre-arbítrio? O argumento geralmente é este:

1. Deus sabe todas as escolhas que você e eu faremos.
2. Uma vez que o conhecimento de Deus é infalível, tudo o que Deus sabe que irá necessariamente acontecer .
3. Portanto, o livre arbítrio é uma ilusão.

Como outro site ateu declarou: "Se um Deus sabe quem vai ganhar a próxima eleição presidencial, então não é possível para qualquer outra pessoa ganhar." Isso é verdade? Será que a Onisciência de Deus (vou usar este termo como sinônimo de conhecimento prévio, ainda que sejam tecnicamente diferentes) nega a nossa escolha? Como você vai aprender na refutação, a premissa (2) não leva à conclusão.

A refutação:
Em poucas palavras: a onisciência de Deus não obriga a ocorrer eventos futuros, ou seja, a onisciência não é necessita que você escolhe A sobre B.

Há duas necessidades no mundo - uma básica, por exemplo, os chimpanzés são mamíferos, o outra condicional, por exemplo, se você conhece alguém que está respirando, esta pessoa deve estar necessariamente tomando ar. Portanto, se Deus prevê que Emerson (eu) vai fazer uma caminhada às 18h30, ele vai caminhar às 18h30, porque esse é o ponto inteiro do pré-conhecimento e não pode ser qualquer coisa senão aquilo que se poderia prever. Isso, porém, não levanta um problema, a saber: Emerson caminhará às 18h30 porque Deus previu ou Emerson vai caminhar às 18h30 porque quis?

A escolha de caminhar livremente é desejado por Emerson por causa deste fato: não há necessidade que obriga o Emerson, que está caminhando voluntariamente, decidir ir adiante, embora seja necessário para ele ir adiante no momento de caminhar (como é necessário tomar ar quando respira). Da mesma forma, se Deus vê qualquer coisa no futuro, esse algo deve ser necessariamente, ainda que não esteja ligado por nenhuma necessidade da natureza (ao contrário do Sol se pôr).

Digamos que o Sol estava se pondo quando Emerson começou a andar às 18h30. O pôr do Sol e a caminhada de Emerson, que no momento da ocorrência não podia deixar de ter lugar (necessidade condicional), um deles antes disso acontecer estava necessariamente obrigado a ocorrer, enquanto o outro escolheu livremente. Da mesma forma, as coisas que a Deus são conhecidas de antemão, certamente existem, mas algumas delas vêm da necessidade natural, enquanto os outras a partir do poder do agente.




Conclusão:
Só porque Deus conhece de antemão o que vamos escolher A ou B, não necessita que escolhamos isto mas que ainda nos cabe decidir. E honestamente, acho que todos nós sabemos disso muito bem: a liberdade da vontade parece ser um conceito muito básico e intuitivo para a humanidade.

Traduzido e adaptado de http://studentsforchristianity.wordpress.com/

2 comentários:

Unknown disse...

Mateus 10
29 Não se vendem dois pardais por uma moedinha[49]? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês.
[49] Grego: um asse.
30 Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.

Isaías 46
9 Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu.
10 Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé, e farei tudo o que me agrada.

Salmos 139
1 Senhor, tu me sondas e me conheces.
2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.
3 Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos são bem conhecidos por ti.
4 Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.
15 Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.

1 Reis 8
39 ouve dos céus, o lugar da tua habitação. Perdoa e age; trata cada um de acordo com o que merece, visto que conheces o seu coração. Sim, só tu conheces o coração do homem.

Filipenses 2
7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo[9], tornando-se semelhante aos homens.
8 E, sendo encontrado em forma[10] humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

Atos 1
24 Depois oraram: Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido

Mateus 9
4 Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: Por que vocês pensam maldosamente em seu coração?

Mateus 12
25 Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.

Unknown disse...

Marcos 2
6 Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo:
7 “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”
8 Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração?

Marcos 6
8 Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse ao homem da mão atrofiada: “Levante-se e venha para o meio”. Ele se levantou e foi.

João 4
17 “Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido.
18 O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade.

João 11
11 Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: “Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo”.
12 Seus discípulos responderam: “Senhor, se ele dorme, vai melhorar”.
13 Jesus tinha falado de sua morte, mas os seus discípulos pensaram que ele estava falando simplesmente do sono.
14 Então lhes disse claramente: Lázaro morreu,
15 e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele.

Marcos 14
11 A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. Assim, ele procurava uma oportunidade para entregá-lo.
12 No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: “Aonde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa?”
13 Então ele enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: Entrem na cidade, e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no
14 e digam ao dono da casa em que ele entrar: O Mestre pergunta: Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos?
15 Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós.

João 1
47 Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.
48 Perguntou Natanael: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”.

Luca 2
52 Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

Mateus 24
34 Eu lhes asseguro que não passará esta geração até que todas estas coisas aconteçam.
35 Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.
36 Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho[126], senão somente o Pai.

Filipenses 2
6 que, embora sendo Deus[8], não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;
7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo[9], tornando-se semelhante aos homens.
8 E, sendo encontrado em forma[10] humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

Hebreus 2
17 Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus, e fazer propiciação[13] pelos pecados do povo.

Efésios 1
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
5 Em amor nos predestinou[3] para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
6 para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
8 a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.

Portanto, segundo a bíblia deus sabia exatamente o que faria desde antes da criação da humanidade.

Por fim
Isaías 45
7 Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas.

Postar um comentário