Em defesa do arcebispo Stepinac

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011



Eu pensava que só brasileiro tinha memória curta (esquece-se facilmente de eventos históricos importantes, em detalhes) mas parece que alguns judeus também tem. Vejam este post:
A associação American Gathering of Holocaus Survivors and their Descendants, dedicada a lembrar as vítimas do holocausto, declarou neste domingo estar decepcionada com a intenção do Papa Bento XVI de visitar a túmulo do cardeal Alojzije Stepinac. O beato da Igreja Católica causa polêmica pelo papel ambíguo que teve durante o regime pró-nazista na Croácia enquanto a organização de extrema-direita Ustasha esteve no poder.

"Os sobreviventes do Holocausto se uniram às vítimas do regime pró-nazista Ustasha expressando a decepção pela homenagem do Papa Bento XVI ao cardeal Stepinac", disse Elan Steinberg, da associação, através de comunicado. "Stepinac era um forte defensor dos ustashi, cujas crueldades foram tão intensas que chocaram alguns dos líderes nazistas", acrescentou Steinberg. "O Papa estava certo em condenar o regime nefasto dos ustashi, mas se equivocou ao prestar homenagem a um dos principais advogados do partido", concluiu. (http://www.band.com.br/noticias/mundo/noticia/?id=100000437643)
 
Creio que Elan Steinberg deve ter se esquecido da História. É um mito comum acusar o arcebispo Alojzije Stepinac de apoiar a Ustasha, a infame versão nazista croata. Muitos dizem que ou ele foi um colaborador nazista ou fez pouco para combater a Ustasha. Embora ele seja um herói na Croácia, a sua reputação em outros lugares é uma questão controversa: o regime comunista que assumiu após a guerra condenou por ter colaborado com o regime fantoche dos nazistas durante a guerra. A evidência de que os comunistas fabricaram para o julgamento do cardeal confunde os estudantes da história até hoje.
No início da Segunda Guerra Mundial (Março 1941), a Croácia ficou sob o controle de um novo governo liderado por Ante Pavelic e seu partido pró-nazi, a Ustasha. A Ustasha desencadeou uma onda de brutalidade contra os judeus e sérvios ortodoxos que chocou até mesmo os nazistas. Desde o início, o então Arcebispo Stepinac usou sua posição para protestar contra os abusos e para proteger as vítimas. Um general alemão nazista uma vez declarou: "Se algum bispo na Alemanha falasse dessa forma, ele não iria descer do púlpito vivo!"

Depois da guerra, guerrilheiros comunistas do marechal Josip Broz - mais conhecido como Tito, estabeleceu um novo regime sérvio comunista: a Federação Socialista da Jugoslávia. O novo governo perseguiu católicos e a Igreja Católica, confiscando propriedades, fechando seminários e escolas, proibindo missas, e prendendo o clero.
Antes de chegar ao poder, os comunistas usaram os discursos do Arcebispo Stepinac contra a Ustashi em sua propaganda. Agora, no entanto, o arcebispo foi uma ameaça. Depois de mais de um ano de protestos aos abusos comunistas - e Tito fazendo o que podia para calar o líder católico - as autoridades jugoslavas prenderam o Arcebispo Stepinac e o acusaram de ter colaborado com a Ustashi.

O julgamento do arcebispo começou em 30 de setembro de 1946. A imprensa mundial reconheceu-o como uma farsa. A promotoria teve 15 meses de acesso livre a documentos capturados pelo governo e Igreja na qual a preparar o seu caso. Enquanto isso, os advogados do arcebispo Stepinac só tiveram uma semana para coletar provas e uma hora para se encontrar com seu cliente. Muitas testemunhas de defesa não foram autorizadas a testemunhar e as provas da defesa foram declaradas inadmissível, e (como claramente estabelecido mais tarde) as provas da acusação chave foram fabricadas. Naturalmente, o Arcebispo Stepinac foi considerado culpado e condenado a 16 anos de trabalhos forçados.
Devido à indignação em todo o mundo democrático, o arcebispo não foi condenado. Em vez disso, ele foi mantido em uma pequena cela, isolado do mundo exterior. Tito, no entanto, permitiu que grupos selecionados cuidadosamente observassem o prisioneiro e informassem sobre a forma como ele estava sendo tratado. (a revista TIME escreveu que estes relatórios não valiam o papel em que foram impressas.)
Em 1950, um grupo de senadores norte-americanos procuraram permitir a ajuda americana para a Iugoslávia sob a condição de liberação do Arcebispo Stepinac. Percebendo a necessidade de melhores relações com o Ocidente, e também preocupado com a saúde em declínio do arcebispo, em 1951, Tito disse que iria liberar o arcebispo com a condição de que ele deixar o país. Mas o Arcebispo Stepinac se recusou a deixar o seu povo. Finalmente, em dezembro daquele ano, Tito o mandou para prisão domiciliar em sua aldeia natal de Krasic. O Papa Pio XII nomeou o Arcebispo Stepinac como um cardeal, mas ele não fez a tradicional viagem a Roma. Ele sabia que se ele deixou a nação, Tito não iria deixá-lo voltar.

A saúde do cardeal Stepinac declinou, e ele morreu em 10 de fevereiro de 1960, ainda sob prisão domiciliar. (Mais tarde, testes indicaram que de fato ele foi lentamente envenenado.) Em 1992, a Croácia saiu do jugo do comunismo. Um dos primeiros atos do novo parlamento foi emitir uma declaração condenando "o julgamento  e sentença política proferida sobre o Cardeal Alojzij  Stepinac em 1946." O Arcebispo Stepinac foi condenado, disse o Parlamento,
porque ele tinha agido contra a violência e crimes das autoridades comunistas, assim como ele agiu durante o turbilhão de atrocidades cometidas na Segunda Guerra Mundial, para proteger os perseguidos, independentemente da origem nacional ou denominação religiosa.
O dissidente iugoslavo Milovan Đilas disse: "o problema com Stepinac não era a sua política em relação a Ustasha, mas para com os comunistas."

D acordo com estudioso Ronald J. Rychlak "o Arcebispo croata Alojzij Stepinac, após ter recebido orientação de Roma, condenou as ações brutais do governo. Um discurso que ele deu sobre 24 de outubro de 1942 é típico de muitos que ele fez refutar a teoria nazista.:
Todos os homens e todas as raças são filhos de Deus; todos, sem distinção. Aqueles que são ciganos, negros, europeus ou ariano todos têm os mesmos direitos... Por esta razão, a Igreja Católica sempre condenou e continua a condenar toda a injustiça e toda a violência cometida em nome de teorias de classe, raça ou nacionalidade. Não é permitido que os ciganos ou judeus sejam perseguidos, porque eles alegadamente são uma raça inferior". (Goldhagen v. Pius XII". 2007.)
Rychlak continua: "A Associated Press relatou que em 1942 Stepinac tornou-se um duro crítico do regime fantoche nazista, condenando sua política de genocídio, que matou dezenas de milhares de sérvios, judeus, ciganos e croatas. Com isso, ele ganhou. a inimizade do ditador croata, Ante Pavelic. (Quando Pavelic viajou para Roma, ele ficou muito irritado porque lhe foi negado o público diplomático que ele queria.) Em 13 de outubro de 1946, quando as autoridades comunistas do pós-guerra tentaram inventar um processo contra Arcebispo Stepinac, o líder judeu Louis Braier declarou:
Este grande homem da Igreja tem sido acusado de ser um colaborador nazista. Nós, os judeus, negamos isso. Ele é um dos poucos homens que se levantaram na Europa contra a tirania nazista, precisamente no momento em que era mais perigoso. Ele falou abertamente e sem medo contra as leis raciais. Depois de Sua Santidade, o Papa Pio XII, ele foi o maior defensor dos judeus perseguidos na Europa.("Goldhagen v. Pius XII". 2007.)

2 comentários:

Diogo disse...

Postagem espetacular, ninguém foi mais incisivo ao defender esse homem de Deus!!! Alguém teria alguma posição da Igreja sobre a atuação do clero, em defesa do povo contra o Ustasha? Documentos, reportagens, historiografias... Obrigado desde já!!!!

Paulo Sérgio Righi disse...

Nossa Senhora, condenou os comunistas aos três pastorinhos. Não fez alusão nenhuma ao nazismo, que infelizmente, serviu para barrar o avanço do comunismo no mundo. Verdade seja dita e quem gostar, gostou. Quem não gostar, fazer o quê..

Postar um comentário