Hitler era católico?

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

 
Uma leitora nos enviou o seguinte e-mail:
Caros amigos do Catholic Exchange:
Eu tive uma conversa muito interessante com uma Testemunha de Jeová que veio à minha porta no outro dia. Ela alegou que Hitler era católico. Ela afirmou que poderia ser comprovado pelo "fato" de sua excomunhão em 1965! Expliquei-lhe que a excomunhão após a morte é um ponto discutível, e eu queria vê-la de fontes e ela não pôde me fornecer. No entanto, esta ideia me interessa. Eu sei que milhares, senão milhões, de católicos morreram em campos de concentração devido ao ódio de Hitler, mas ele nunca foi membro de qualquer grupo religioso?
Deus abençoe,

Julie Burnside


Prezada Sra. Burnside,
Paz em Cristo! Espero que esta resposta vá abordar adequadamente a sua pergunta.
É verdade que Hitler nasceu em uma família católica. Seu pai foi relatado como tendo sido relapso na sua fé, mas sua mãe era muito devota. Adolf Hitler foi confirmado em 1904, mas não ia muitas vezes à missa. A questão não é se Hitler era católico, mas se ele praticou a fé católica e se seu estilo de vida representava com precisão o catolicismo. Claramente, a resposta a essa pergunta é "não".
Hitler não era um filho fiel da Igreja, dócil à sua doutrina, mas via a Igreja de uma forma que servia seus próprios fins. Por exemplo, em seu Mein Kampf, ele faz referência à Igreja Católica, porque ele percebia que a Igreja era um projeto para o Estado totalitário que desejava criar. É absurdo interpretar os delírios políticos de Hitler como uma acusação contra a Igreja.
O nazismo de Hitler era totalmente contrário à Igreja. Quando isso foi reconhecido e condenado pelos bispos na Alemanha, a resposta de Hitler aos bispos foi enviar todos os católicos judeus que pudesse encontrar para os campos de extermínio. Este movimento de Hitler custou a vida de centenas, incluindo Santa Teresa Benedita da Cruz, ou Edith Stein e São Maximiliano Kolbe.
Além disso, apesar das negações de alguns, é bem conhecido e bem documentado que o Papa Pio XII foi responsável por salvar a vida de milhares de judeus.
As Testemunhas de Jeová que vieram à sua porta alegando que a [suposta] excomunhão de Hitler prova que ele era um católico devem considerar algumas linhas de pensamento: (1) Não é segredo histórico que Hitler foi batizado e confirmado como católico. Qualquer pessoa que esteja familiarizada com a história de Adolf Hitler sabe disso. Uma alegada excomunhão depois de sua morte (que, como você observou, não acontece) não é necessário para "provar" que ele era católico. A questão real é se Hitler perseverou na fé do seu batismo ou se afastou dele. O registro histórico mostra claramente que Hitler, em palavras e atos, repudiou a fé de seu batismo. Por isso, o "catolicismo" de Hitler  é um não é mais um problema. (2) Uma organização não é julgada pelo mais maligno dos seus membros. Até Jesus teve Judas. Pode-se suspeitar que as Testemunhas de Jeová tiveram a sua quota própria de líderes com falhas morais. Elas não gostariam, no entanto, que sua fé fosse julgada como falsa com base desses líderes caídos. (3) Para ressaltar o óbvio: uma pessoa é excomungada da Igreja Católica, precisamente porque ela não representa a Igreja ou seus ensinamentos em pensamento, palavras ou ações. Parece que quanto a este ponto (i.e., Hitler era um cara mau) a Igreja Católica e as Testemunhas de Jeová concordam.
Espero que isso responda à sua pergunta. Se você tiver dúvidas sobre este ou gostaria de mais informações sobre os católicos escreva-nos: emeoliv@gmail.com. Por favor, mantenha-nos em suas orações enquanto nos esforçamos para "apoiar, defender e promover os esforços da Igreja docente."

Unidos na Fé,
David E. Utsler
Especialista em informação

Tradução: Stephen Adams

0 comentários:

Postar um comentário