Perseverança — vital para os cristãos

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

“Supri à vossa fé . . . a perseverança.” — 2 PEDRO 1,5-6.

Um cristão viajante e sua esposa estavam em visita a um concristão de mais de 90 anos de idade. Este havia passado décadas pregando o Evangelho. Na conversa, o irmão idoso recordou alguns dos privilégios que havia usufruído no decorrer dos anos. “Mas”, lamentou ao passo que vertia lágrimas, “agora não consigo mais fazer muito de nada”. O cristão viajante abriu a Bíblia e leu Mateus 24,13, onde Jesus Cristo é citado como dizendo: “Quem tiver perseverado até o fim é o que será salvo.” Daí, o cristão olhou para o querido irmão e disse: “A derradeira tarefa que todos nós temos, não importa quanto ou quão pouco possamos fazer, é perseverar até o fim.”

Sim, todos nós, como cristãos, temos de perseverar até o fim dos tempos ou até o fim da nossa vida. Não há outro modo de receber a aprovação de Deus para ter salvação. Estamos numa corrida pela vida, e temos de ‘correr com perseverança’ até cruzarmos a linha de chegada. (Hebreus 12,1) O apóstolo Pedro enfatizou a importância desta qualidade ao instar com concristãos: “Supri à vossa fé . . . a perseverança.” (2 Pedro 1,5.6) Mas, exatamente o que é perseverança?

O significado da perseverança

Que significa perseverar? O verbo grego para “perseverar” (hypoméno) significa literalmente “permanecer ou ficar embaixo”. Ocorre 17 vezes na Bíblia. Segundo os lexicógrafos W. Bauer, F. W. Gingrich e F. Danker, significa “permanecer em vez de fugir . . ., manter-se firme, aguentar”. O substantivo grego para “perseverança” (hypomoné) ocorre mais de 30 vezes. Sobre esta palavra, A New Testament Wordbook (Glossário do Novo Testamento), de William Barclay, diz:

“Ela é o espírito que pode suportar coisas, não simplesmente com resignação, mas com fervorosa esperança . . . É a qualidade que mantém o homem em pé com o rosto voltado contra o vento. É a virtude que pode transmudar a provação mais difícil em glória, porque vê o alvo mais além da dor.”

Portanto, a perseverança habilita-nos a manter-nos firmes e a não perdermos a esperança em face de obstáculos ou dificuldades. (Romanos 5,3-5) Olha para o alvo mais além da atual dor — o prêmio, ou a dádiva, da vida eterna — Tiago 1,12.

0 comentários:

Postar um comentário