Em um longo
artigo escrito para o site da Igreja Mundial do Poder de Deus, o apóstolo Valdemiro Santiago afirmou que Jesus é uma criação de Deus, e não o próprio Deus. A afirmação pode estar ligada à doutrina do Arianismo, recusada pela maioria das igrejas cristãs.
O texto de Santiago afirma que “o pai que é Deus é sempiterno, aquele que antes dele nunca existiu como ele, nem existirá depois dele, sempre existiu e sempre existirá. A primeira obra dele foi Jesus Cristo, não a partir de Maria, que foi obra do Espírito Santo para ser feito carne, antes ele já existia”.
O apóstolo líder da IMPD ainda afirma no texto que “muita gente pela tradição da religião, não entende a historia de Jesus. Alguns falam de natal, mas ninguém sabe o dia exato em que Jesus Cristo nasceu. Segundo que Jesus já existia muito antes de tudo. Ele é a imagem do Deus invisível, a encarnação do verbo”.
O pastor e blogueiro Renato Vargens discorda das afirmações de Santiago. Em seu blog,
publicou artigo em que lamentou que o líder da Mundial tenha escrito uma heresia sobre a trindade: “Infelizmente as heresias se multiplicam a olhos vistos neste tupiniquim país. Há pouco o Apóstolo Valdomiro Santiago da Igreja Mundial do Poder de Deus afirmou que Jesus não é Eterno e que foi criado por Deus”.
Vargens ainda explica que “a afirmação de que Jesus Cristo foi criado é uma heresia antiga denominada Arianismo” que defendia a “ideia de que Jesus foi criado por Deus como o primeiro e mais importante ato da Criação. O Arianismo, então, é a crença de que Jesus era um ser criado com atributos divinos, mas não era divindade em si mesmo”.
O pastor Renato Vargens relata fatos históricos para defender seu argumento de que a tese de Valdemiro é herética: “a história relata que a Igreja Cristã oficialmente denunciou o Arianismo como uma doutrina falsa. Desde então, o Arianismo nunca mais foi aceito como uma doutrina viável da fé Cristã. Isto, posto, afirmo sem titubeios que da mesma forma que a igreja ao longo da história combateu heresias deste nipe, precisamos renegar em nossos dias ataques a divindade do nosso Senhor e
Salvador, Jesus Cristo”, conclui.
Fonte:
Gospel+
5 comentários:
Interessante: li e relí o site (da IMPD) com o artigo. Em nenhum momento li que "Jesus não é Deus" Se acharem gostaria de ser avisado. Obrigado.
Ainda que outro pastor tenha se prontificado a refutar, não tem por onde correr: isso é fruto -- por mais amargo que possa parecer aos protestantes que discordam do "apóstolo" -- do Sola Scriptura e do livre-exame que necessariamente acompanha esse dogma.
E se o pastor Renato Vargens cavar um pouquinho mais fundo, vai perceber que a refutação do Arianismo pela "Igreja Cristã" (termo substancial e qualitativamente correto, mas preferido pelos protestantes por ser mais generalista e dar margem a um possível protestantismo dentro da Igreja Primitiva) nada mais é do que a aplicação da autoridade dada por Cristo à Igreja Católica.
pos foi bom o conhecimento de valdemiro ta serto / agora este pobre pastor / falar em trindade ; nao esiste trindade ; este ta mal mesmo de conhecimento pra falar Deus pai e Deus filho do pai o filho esta e o pai e um so em espirito um e n trindade uniao de espirito pq e um / Eu e o pai somos um disse o senhor
Postar um comentário