A necessidade do remorso

quarta-feira, 27 de junho de 2012


 Em nosso sistema judiciário, para promotores, juízes e pessoas em geral, ainda é importante perceber se os criminosos demonstram sinais de remorso ou lamentam pelo que fizeram. Por que é assim? Por que o verdadeiro remorso nos revela algo profundo sobre os indivíduos. A pessoa que pode prejudicar outros sem sentir remorso é um tipo diferente daquela que se arrepende. Há pouquíssima esperança de mudança real para aqueles que não sentem remorso, sem a angústia do arrependimento.
            Muito do que hoje em dia é chamado de profissão de fé cristã não implica em nenhum arrependimento ou tristeza pelo que indivíduo é ou mesmo pelo que fez. Há pouca consciência da perdição ou do mal supremo que há nos corações, corpos e almas – do qual devemos nos livrar e só Deus pode fazer isso. Manifestar tal consciência atualmente seria considerado, até mesmo por muitos cristãos, estar psicologicamente enfermo. Hoje em dia é comum ouvirmos cristãos conversando sobre o “quebrantamento”. Mas quando nos aproximamos deles, descobrimos que estão falando sobre feridas, coisas que sofreram, e não sobre o mal que há neles.
            Poucas pessoas descobriram que estão drasticamente erradas e que não podem mudar ou escapar das conseqüências disso. Ouvimos muito pouco “ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!” (Is 6.5).
            Apesar disso, sem esta conscientização de nossa total ruína e uma atitude concreta de revisão e redirecionamento da vida, que será gerada da amarga conscientização, não encontraremos nenhum caminho limpo para a transformação interior. É psicológica e espiritualmente impossível. Permaneceremos firmes no trono do nosso universo, naquilo que diz respeito à vida, tentando “usar um pouco Deus” aqui e ali. Isso ficará cada vez mais claro à medida que olhamos a bondade suprema do ser renovado.

Extraído de "A renovação do coração", de Dallas Willard.

0 comentários:

Postar um comentário