Paul Davies diz que novo livro de Stephen Hawking não chega a se livrar completamente de Deus

sexta-feira, 29 de junho de 2012

 
O físico Paul Davies, escrevendo uma crítica do livro "O Grande Design", de Stephen Hawking, para o jornal The Guardian disse:
As leis da física podem explicar, diz ele, como um universo de espaço, tempo e matéria poderia emergir espontaneamente, sem a necessidade de Deus. E a maioria dos cosmologistas concordam: não precisamos de um deus-das lacunas para fazer o big bang explodir. Pode acontecer como parte de um processo natural. No entanto, paira um problema muito mais difícil agora. Qual é a origem dessas leis engenhosas que permitem um universo explodir e surgir do nada?
E aqui chegamos no problema, pois Stephen Hawking favorece a hipótese do multiverso, em que talvez universos infinitos, cada um com diferentes constantes físicas, fazem mundos diferentes, e criam (talvez através de buracos negros ) novos, um dos quais parece ser o nosso . Mas, como observa Paul Davies, o multiverso tem seus próprios problemas:
O multiverso vem com um monte de bagagem, como um espaço e tempo abrangente para acolher todos aqueles estrondos, um mecanismo de universo geradir para dispará-los, campos físicos para preencher os universos com coisas materiais, e uma selecção de forças para fazer as coisas acontecerem . Os cosmólogos aceitam esses recursos, prevendo amplas "meta-leis" que permeiam o multiverso e geram estatutos específicos em uma base universo de universo. As meta-leis em si permanecem inexplicadas - eternas, imutáveis ​​entidades transcendentes que só passam a existir e devem ser simplesmente aceitas como dadas. Nesse aspecto, as meta-leis têm um estatuto semelhante a um deus transcendente inexplicável.
Em outras palavras, na hipótese do multiverso, por trás das leis da física que nós experimentamos, deve haver ainda mais meta-leis fundamentais, mas então de onde elas vêm? Se você for um ateu, essas meta-leis, como Davies enfatiza, devem ser:
. . . eternas, ​​entidades transcendentes imutáveisque que só passam a existir e devem ser simplesmente ser aceitas como dadas.
Ou seja, "dadas" no mesmo sentido que aqueles que acreditam em Deus tratam a mente de Deus como parar a cadeia de causalidade e, portanto, como sendo "dadas".
Paul Davies conclui sua análise desta maneira:
Segundo o folclore, o físico francês Pierre Laplace, quando perguntado por Napoleão, onde Deus se encaixava seu relato matemática do universo, respondeu: "eu não tive nenhuma necessidade dessa hipótese". Embora a cosmologia avançou muito desde a época de Laplace, a situação permanece a mesma: não há necessidade premente de um ser sobrenatural ou força motriz para iniciar o universo. Mas quando se trata das leis que explicam o big bang, estamos em águas mais escuras.
E essas "águas mais escuras" deixam espaço para Deus, não é?
Talvez, apenas talvez, "o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas" (Gênesis 1,2, KJV). E talvez a sabedoria de Deus, personificada em Provérbios 8,22-31, reflete uma intuição correta sobre lei física:
O Senhor me possuía no início de seu caminho, antes de suas obras. Fui criada desde a eternidade, desde o início, ou que a Terra era. Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros, eu fui gerada: enquanto ele ainda não tinha feito a terra, nem os campos, nem a maior parte do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, eu estava lá: quando traçava o horizonte sobre a face da profundidade: quando ele estabeleceu as nuvens acima: quando fortificava as fontes do abismo: quando ele fixava ao mar o seu decreto, que as águas não deve passar o seu mandamento: quando compunha os fundamentos da terra: então eu estava com ele, como uma criada em casa dele, e eu estava cada dia as suas delícias, alegrando-me diante dele, regozijando-se a parte habitável da sua terra, e minhas delícias com os filhos dos homens.
Em outras palavras, antes que houvesse um universo, talvez houvesse um princípio na mente de Deus, e talvez esse princípio participou da criação do dedo do pé (a primeira matéria) até a ponta (o primeiro ser humano).
Como um agnóstico, eu não estou dizendo que isso aconteceu dessa forma, estou apenas dizendo que poderia ter acontecido desta maneira. Com base nas "águas turvas" que frequentam a origem das leis da natureza, não é uma alternativa ridícula ao suposto multiverso ateu.




Fonte: http://santitafarella.wordpress.com/2010/09/04/paul-davies-says-stephen-hawkings-new-book-doesnt-quite-get-rid-of-god-completely/
Tradução: Emerson

1 comentários:

Unknown disse...

As leis da física, foi minha mãe que as criou.
Não há necessidade de ateus no mundo, para ficar enchendo o saco com revoltas e bizarrices.

Postar um comentário