Como aumentar o interesse de seus filhos pela religião

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Como introduzir o catolicismo na vida diária

A maioria dos pais católicos gostariam de saber como podem criar um filho interessado na vida católica. Saiba como apresentar seu filho para a religião de uma forma natural.

Por mais que você esteja comprometido com o catolicismo, nem sempre significa que seu filho irá compartilhar seus interesses. Com tantas influências externas e uma mídia que dá publicidade limitada à religião, pode parecer quase impossível trazer o catolicismo na vida cotidiana. No entanto, com uma abordagem positiva e um planejamento progressivo, você pode levar a religião ao coração da vida familiar .

Como trazer o catolicismo na vida familiar
Realizar as práticas católicas na vida cotidiana da família não precisa ser uma tarefa difícil. A chave é ter um processo lento e contínuo de aproximação e deixar que as coisas se desenrolam naturalmente. Se você abordar o assunto como um problema enorme, há uma boa chance de o seu filho sentir medo e se afastar. Em vez disso, tente trazer as questões e idéias católicas na conversa e na vida quotidiana de uma forma natural e não forçada .

Nos feriados católicos, mencione que é um dia especial e por quê. Pode ser difícil para as crianças entenderem por que os católicos comemoram certos dias do ano. Por exemplo, o dia da festa de São Francisco de Assis é uma festa interessante para as crianças, por causa da conexão com os animais. Combine algumas atividades interessantes, talvez um passeio pela natureza ou uma colagem de animais. O tema não precisa ser religioso. Basta apresentar o santo e as ideias-chave.

A culinária e projetos de artesanato são outra forma de interessar seu filho pela religião. Panquecas para o início da Quaresma e pegar lenhas para o início do Advento são apenas duas possibilidades. Você pode criar um calendário de advento com desenhos da história da natividade ou um desenho mostrando a alegria da Páscoa da natureza e da vida nova.

Introduza uma simples oração no início das refeições. Se isso é algo que sua família nunca tinha feito, inicie uma vez por semana, talvez na hora do almoço de domingo e deixe os membros da família se revezarem para fazer uma oração, indicando suas próprias intenções. Se as crianças estão autorizadas a participar, o ritual vai significar mais para elas.

Introduzindo as crianças aos santos católicos
A vida dos santos católicos são uma forma inteligente de introduzir as crianças à grande e variada herança católica. Há tantos santos que com certeza algum vai ser de interesse do seu filho. Por exemplo, São Jorge, padroeiro da Inglaterra, é perfeito para os rapazes interessados em espadas, cavaleiros e dragões. S. Hilda de Whitby é um modelo inspirador para meninas pré-adolescentes, com seu exemplo de liderança num mosteiro de homens e mulheres, cerca de 1400 anos atrás.

Há um bom número de sites católicos com recursos interessantes e atividades adequadas para crianças. Alguns apresentam desenhos para colorir ou projetos de como criar um altar mariano em casa.

Tal como acontece com todos os outros aspectos deste tema, a chave é para manter as coisas de forma bem natural e só trazer o assunto à tona quando ele ocorre naturalmente ou quando você vê uma boa oportunidade. Se você mencionar aspectos do catolicismo como normalmente como faria com qualquer outro assunto, isto deve parecer uma parte da vida comum e aceitável para seu filho.

Como interessar seus filhos pela Bíblia
Muitos adultos têm dificuldade com partes da Bíblia e, talvez, sintam-se inseguros quanto ao interesse de seus filhos quando eles não compreendem plenamente a Bíblia por si mesmos. Esta é a sua oportunidade de aumentar seu conhecimento. Se há algo que você não tem certeza, você e seu filho podem encontrar a resposta juntos. Há muitas boas histórias da Bíblia para crianças, com ilustrações interessantes e seleções cuidadosamente escolhidas para determinados grupos etários.

A hora de dormir pode ser uma boa hora para ler uma história ocasional da Bíblia. Muitas histórias a partir da Bíblia são tão interessantes quanto qualquer livro ilustrado para crianças. A Arca de Noé, a Torre de Babel e os pães e os peixes são apenas algumas histórias cheias de ação com as quais as crianças podem se relacionar .

Mantenha uma Bíblia ilustrada em um dos quartos da família e de vez em quando, sugira uma olhada através das páginas. Intercale histórias da Bíblia com outras histórias e elas se tornarão parte da vida cotidiana.

Mantenha as coisas leves, fazer suas atividades de entretenimento e esteja preparado para responder às perguntas de seu filho curioso e interessado!


Por: Rachel Bellerby
Tradução: Emerson H. de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário