A doutrina da Imaculada Conceição

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Imaculada Conceição é o glorioso privilégio da Virgem Maria de ser preservada por uma graça especial por Deus do pecado original pelos méritos futuros de Jesus Cristo. 

Os protestantes afirmam que a Virgem Maria não poderia ter sido imaculadamente concebida pois senão ela não teria tido necessidade da redenção. Isto é evidenciado por suas próprias palavras do Magnificat: "meu espírito se alegra em Deus meu Salvador"(Lucas 1, 47). Além disso, S. João afirma claramente que "se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos e a verdade não está em nós?" (1 João 1, 8). Como podem os católicos, portanto, alegar que a Virgem Maria não tinha pecado?
A Igreja Católica não nega que a Virgem Maria precisava de resgate, pois era filha de Adão juntamente com o resto da humanidade. No entanto, a redenção foi feita de uma outra forma, "mais sublime", ou seja,  a "redenção de apropriação". Uma pessoa pode ser curada de uma doença depois de tê-la contraído ou pode ser poupado da mesma sendo vacinado com antecedência. A redenção da Virgem Maria foi feita desta última maneira, poupando-a desta forma de estar sob a dominação de Satanás.

A Imaculada Conceição da Virgem Maria foi solenemente definida e proclamada pelo Papa Pio IX em 08 de dezembro de 1854:
"A Santíssima Virgem Maria foi, desde o primeiro instante de sua concepção, por singular graça e privilégio de Deus Todo-Poderoso e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, preservada imune de toda mancha do pecado original. "
A Imaculada Conceição sempre foi a crença da Igreja, sendo implicitamente contida no ensino da Igreja o  absoluto estado de pureza e impecabilidade da Virgem Maria. Assim como Nosso Senhor "cresceu em graça e sabedoria", isto é, que se manifesta sinais crescentes de sabedoria, como Ele aumentou a idade, assim a Igreja, que possui a sabedoria de Deus, desde sua origem, manifesta-se apenas de acordo com a ordem da Providência e Suas necessidades dos filhos. Nos séculos antes de 1854, os Papas e os Concílios promulgaram explícitas referências contínuas à Imaculada Conceição, em seus pronunciamentos:

(I) Papa São Martinho I, Concílio de Latrão (649), Canon 3 sobre a Trindade;
(II) Papa Sisto IV, Constituição Cum Praeexcelsa  (1476); Grave Nimis (1483);
(III) Papa Paulo III, Concílio de Trento (1546), Decreto sobre o Pecado Original;
(IV) Papa São Pio V, Bula Ex Afflictionibus Omnibus, (1567);
(V) Papa Alexandre VII, Bula Sollicitudo Omnium Eccl. (1661).

A Igreja encontra apoio para a doutrina da Imaculada Conceição nas palavras do Anjo Gabriel à Virgem Maria: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres "(Lucas 1, 28 [ Douai]). Ela, que iria conceber o Filho de Deus, o Santo dos Santos, devia ser extremamente sagrada e, portanto, ser preservada, não só do pecado atual, mas também de toda a mancha do pecado original. As palavras do anjo não teriam sido inteiramente verdadeiras se a Virgem Maria, por um instante sequer, fosse privada da graça.
São Lucas 1, 28 continua a ser uma fonte de muita controvérsia. A maioria dos protestantes preferem processar o original grego kecharitomene como "altamente favorecida", em vez de "cheia de graça". Na realidade, uma tradução rigorosa do kecharitomene é "tu que tens sido agraciada". Das duas opções, "cheia de graça" é mais clara e definida tradução das palavras do anjo do que "favorecida". Para esta conclusão, existe a autoridade dos Padres latinos, os códices de Alexandria e Santo Efrém, as versões siríaca e arábica e mesmo os escritos de protestantes como Wycliffe, Tyndale e Beza.
A Igreja, por outro lado, afirma que Deus, logo após a queda de Adão, amaldiçoou a Satanás e disse: "Porei inimizade entre ti ea mulhere entre a tua descendência e a sua descendência; ela te ferirá a cabeça "(Gen. 3, 15 ). Foi pela Virgem Maria que a semente, isto é, Jesus Cristo, que o reino de Satanás foi demolido. Não era justo que Ela, que foi cooperadora com a derrota de Satanás, fosse infectada por sua respiração ou um escrava de seu reino do pecado. A inimizade colocada por Deus entre a Virgem Maria e a serpente  foi seu triunfo sobre o pecado, sua Imaculada Conceição.
Ao contrário, porém, afirma-se que a Virgem Maria mais uma vez admitiu que era pecadora, quando ela apresentou-se no templo para a purificação de acordo com a Lei de Moisés:
"Ela tomará duas rolas ou dois pombinhos, um para holocausto e outro para a oferta pelo pecado, e o sacerdote fará expiação em seu nome, e ela será limpa "(Lv. 12, 8). 
A Virgem Maria observou esta Lei, não porque acreditava-se ser contaminada por dar à luz a Cristo, mas para dar um exemplo de humildade e obediência, cumprindo todos os ritos exteriores. AVirgem Maria não estava sujeita a esta lei especial em virtude do que Deus tinha previst: "se uma mulher que recebeu a semente ter um filho varão, será imunda sete dias ... " (V. 2 [Douai]). A concepção e o nascimento de Cristo não foi devido à recepção da semente masculina, mas sim pelo poder do Espírito Santo. De nenhuma maneira pode-se afirmar que na concepção, em portar e entregar Cristo a Virgem Maria ficou "impura". Na verdade, o contrário ocorreu, ou seja, ela teria recebido um aumento da graça.
Que Deus deveria ter criado a Virgem Maria em estado de santidade, como Ele formou Eva e os anjos também é condizente com a honra de Deus, do Pai,  de cuja filha Ela é, do Filho, de cuja mãe Ela é, e daoEspírito Santo que, na encarnação, assume a Virgem Maria como sua esposa. Além disso, como a  "nova Eva" e mãe do novo Adão, a Virgem Maria não pode ser adequadamente nada menos do que a Eva original; da mesma forma, como Cristo superou Adão, de modo a Virgem Maria (embora em menor grau) deve exceder Eva. A Tradição e o Magistério da Igreja tem constante e universalmente proclamado a impecabilidade da Virgem Maria: 
Finalmente, para os católicos, o pronunciamento infalível de Pio IX recebeu uma ratificação celeste pela própria Virgem Maria, quando ela apareceu em Lourdes, no sul da França em 1858 e anunciou a Santa Bernadette Soubirous que ela era a "Imaculada Conceição". O fluxo subsequente de milhares de milagres decorrentes das águas da gruta de Lourdes atestam a autenticidade das aparições da Virgem Maria e são uma questão de registro público para que todos possam analisar.

Fonte: http://www.theworkofgod.org/
Tradução: Emerson de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário