Loterias — quem ganha?

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

“SE DESEJA ganhar, tem de jogar.” “Duas paradas pelo preço de 1.” “Pode ganhar muito mais com bem pouco dinheiro!” A tensão e as emoções se acumulam. Incitados por estes lemas, homens, mulheres e até mesmo jovens, em toda a parte, metem a mão no fundo do bolso e de suas bolsas. Para isso, até mesmo interrompem-se recepções de casamento. Presenciamos uma corrida louca às loterias!
Por fim, anunciam-se os números da sorte”. Exultam os poucos escolhidos. Milhares, talvez milhões, de cruzeiros ou escudos passam a ser deles, num piscar de olhos. Ganhar numa loteria multimilionária, jacta-se um ganhador, é “‘o mesmo que cobrir com bastante glacê o bolo’ de uma vida em realização”. Diz outro: “É tão tranqüilizador saber que jamais se irá ficar sem dinheiro o resto da vida.” Mas para a ampla maioria — os perdedores — as atividades da vida retornam ao seu ritmo normal.
Já sentiu os atrativos das loterias? Como podem o leitor e seu futuro ser influenciados por isso? Quem realmente ganha?

Escolhe a Vida Mansa?
As loterias podem suscitar no coração dos jogadores o desejo de ficar ricos. No entanto, a Bíblia declara que este “amor ao dinheiro é raiz de toda sorte de coisas prejudiciais, e alguns, por procurarem alcançar este amor, . . . se traspassaram todo com muitas dores”. As loterias não são exceção. — 1 Timóteo 6,9.10.
Os que jogam podem tornar-se viciados no jogo. O dr. John Watt, diretor-médico do Sanatório Homewood, em Guelph, Canadá, afirma que um indivíduo pode tornar-se um compulsivo jogador na loteria, assim como uma pessoa pode tornar-se um alcoólico, tentando fugir da realidade. Ele chama a isto de “loteritite”.
E, quando alguém ganha, surgem novos problemas. “Pensei que ia levar uma vida mansa pelo resto dos meus dias”, afirma Erika, sorteada numa loteria de um milhão de dólares. Mas, depois de dois divórcios e as constantes mordidas do fisco, ela lamenta: “Se soubesse que isto aconteceria, teria rasgado aquele bilhete.” Outros comentam que ganhar ‘na loteria foi o começo duma vida assolada de doenças, de temores e, por fim, de ódio’. “Toda aquela algazarra de ganhar foi substituída pelos grandes pesos colocados sobre meus ombros.” “Não confio mais em ninguém — foi isso que ganhar na loteria me trouxe.” Para os premiados na loteria, as autoridades chegam até a sugerir que contratem seguranças e um supervisor financeiro para protegerem seus prêmios e a eles mesmos”. Sim, até mesmo os ganhadores podem virar perdedores.

Prêmios Mais Altos
Alguns, incluindo destacados líderes religiosos, argúem que não há nada de mais em jogar na loteria, conquanto esta seja legal. Todavia, só porque a loteria é legal em alguns países não a torna correta. Para ilustrar: Caso seu governo local legalizasse a prostituição, será que isso a tornaria correta? Não segundo a Bíblia. (1 Coríntios 6,9.10) A pessoa desejosa de agradar a Deus preocupa-se notadamente com o que indica a Sua Palavra, a Bíblia. É provável que esta também seja sua maior preocupação. Mas, tem a Bíblia algo a dizer sobre as loterias?
Não de forma direta, mas, uma vez que o principal engodo da loteria é o amor ao dinheiro, ela se acha arreigada na ganância. A ganância só produz frutos ruins. A Bíblia nos aconselha a não cultivar a ganância em nosso coração. (1 João 2,15.16) Que ‘a ganância não seja nem mesmo mencionada entre vós’. — Efésios 5,3.
O amor às loterias baseia-se no egoísmo. Não procura cada participante a sua própria vantagem — ganhar aquilo que seu próximo pagou? A Bíblia, contudo, insta a cada um que “ninguém busque a sua própria vantagem, mas a da outra pessoa”. Assim, não seria errado derivar prazer e lucro das perdas dos outros? — 1 Coríntios 10,24; Provérbios 17,5.
As loterias também podem tornar-se uma armadilha para o pobre, tirando dele exatamente o que ele ou sua família necessitam — seu dinheiro. As probabilidades contrárias a um indivíduo ganhar são gigantescas. Há autoridades que afirmam que se tem mais probabilidade de ser atingido por um raio do que de se ganhar numa loteria. E, de acordo com o Instituto de Proteção Contra Relâmpagos, do Canadá, as probabilidades de um raio atingir uma pessoa são de uma em um milhão. Portanto, as probabilidades adversas a se ganhar um grande prêmio podem ser de uma em vários milhões!

Mas, existe ainda outro motivo de preocupação. Os que jogam nas loterias contam com a sorte, e não com a perícia; com a intuição, e não com a lógica. Em resultado disso, muitos inclinam-se a ser supersticiosos. Ao que isto poderia levá-los? A Bíblia menciona os que ‘põem em ordem uma mesa para o deus da Boa Sorte’. O nome que se dá a isto é idolatria. Assim sendo, têm contra si não só as poucas probabilidades de ganhar na própria loteria, mas que isto pode ser o primeiro passo para a idolatria, o que os colocaria em oposição a Deus. — Isaías 65,11-14.

Melhor do que um Bom Joguinho
A Bíblia nos lembra de que há mais felicidade em dar do que há em receber”. Por certo, o frenesi da loteria não promove o espírito de altruísmo, que é deveras gratificante. — Atos 20,35.
Podemos derivar verdadeira felicidade por depositarmos nossa esperança ‘não nas riquezas incertas, mas em Deus, que nos fornece ricamente todas as coisas para o nosso usufruto; para praticarmos o bem, para sermos ricos em obras excelentes, prontos para partilhar’. Assim, podemos entesourar seguramente para nós mesmos “um alicerce excelente para o futuro” e ‘apegar-nos firmemente à verdadeira vida’. — 1 Timóteo 6,17-19.
Desta forma, poderá ser um ganhador garantido. E não se tratará duma questão de chance ou de ter um “número de sorte”. Antes, como Jesus Cristo disse claramente, precisará ‘que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro’ e de Seus propósitos. Daí, aja em conformidade com isso. Viva em harmonia com Sua Palavra. Seu futuro depende disso, “pois ele nos dá a vitória”. A recompensa é muito mais valiosa do que algum grande prêmio de loteria. É a “vida eterna”! — João 17,3; 1 Coríntios 15,57.

Até mesmo os ganhadores podem virar perdedores.

Tem-se mais probabilidade de ser atingido por um raio do que de ganhar numa loteria.

Fonte: revistas cristãs e adaptação de Emerson de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário