O doloroso processo do aborto

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que é, precisamente, um aborto? Um aborto provocado (diferente do aborto acidental) é a remoção deliberada de um embrião crescente ou foto da mãe antes de poder viver fora do útero. Um embrião se acha no estágio de desenvolvimento nos primeiros dois meses da gravidez; é chamado de feto depois disso.
A maioria dos países ainda possuem leis estritas sobre o aborto, considerando-o legal em pouquíssimos casos, tais como o de perigar a vida da mãe se ela continuar grávida. Os abortos por motivos não sancionados pela lei do país são considerados ilegais. Não podem ser realizados em hospitais aprovados. Assim, não raro são feitos por pessoas que não são bem aptas, sob condições de baixo padrão.
Como é realizado agora um aborto provocado “legal”? No início da gravidez, é usualmente feito de um dos dois modos. Um método é mencionado como “D e C” — dilatação e curetagem. Nesta operação, dilata-se a abertura do útero com pequenos instrumentos cirúrgicos chamados dilatadores até que haja uma abertura suficientemente grande para permitir a entrada de um instrumento chamado cureta. Com a cureta, o cirurgião raspa a parede do útero para desalojar o embrião.
Outro método que vem sendo mais amplamente usado foi inventado na União Soviética. Este emprega um pequeno tubo de sucção que opera bem parecido a um aspirador de pó. Suga o embrião da parede do útero.
Depois do terceiro mês de gravidez, o aborto é mais difícil, e perigoso. Talvez exija uma operação do tipo duma cesariana, o corte da parede do útero para remover o feto. Ou, uma solução salina talvez seja injetada através do abdômen para matar o feto e provocar o parto, que começa dentro de doze a trinta e seis horas. O feto é então expelido pelas contrações musculares.
Tais operações exigem cirurgiões experimentados, instalações e remédios que só os hospitais bem equipados podem prover. Todavia, a maioria dos abortos não são feitos sob tais condições, visto que a maioria são classificados como ilegais. Alguns dos métodos usados nos abortos ilegais pelas parteiras e abordadores amadores são revoltantes. Com freqüência resultam em mutilação e morte. O livro Birth Control (Controle da Natalidade) declara:
“Muitas delas são revoltantemente dolorosas, até mesmo hediondas, e a maioria delas visam simplesmente introduzir infeções no útero, que talvez matem o embrião — e a mulher também.”

Fonte: extraído de revistas cristãs

0 comentários:

Postar um comentário