Quando há bastante generosidade

quarta-feira, 16 de março de 2011


SE TIVESSE a oportunidade de dar um presente a um rei, o que lhe daria? O que faria se ele fosse o mais rico e o mais sábio governante no mundo? Consegue pensar num presente que lhe agradaria? Há uns três mil anos, a rainha de Sabá teve de fazer-se estas perguntas enquanto se preparava para visitar exatamente tal governante — o Rei Salomão de Israel.
A Bíblia nos diz que o presente dela incluiu 120 talentos de ouro “e muitíssimo óleo de bálsamo, e pedras preciosas”. Pelo preço atual, somente o ouro valia uns 40.000.000 de dólares. O óleo de bálsamo, aromático e medicinal, era classificado como o ouro qual mercadoria preciosa. Embora a Bíblia não diga quanto óleo a rainha deu a Salomão, ela nos diz que o seu presente não tinha igual. — 1 Reis 10,10.
A rainha de Sabá obviamente era uma mulher rica e generosa. Além disso, a sua generosidade foi retribuída. O “Rei Salomão”, diz a Bíblia, “deu à rainha de Sabá tudo do seu agrado que ela havia pedido, além do valor daquilo que ela trouxe ao rei”. (2 Crônicas 9,12) Deveras, talvez fosse o costume das realezas trocar presentes; no entanto, a Bíblia menciona especificamente a “liberalidade” de Salomão. (1 Reis 10,13) O próprio Salomão escreveu: “Far-se-á que a própria alma generosa engorde, e aquele que rega liberalmente os outros também será regado liberalmente.” — Provérbios 11,25.
Naturalmente, a rainha de Sabá também fez um grande sacrifício de tempo e de esforço para visitar Salomão. Parece que Sabá se encontrava na região da atual República do Iêmen; de modo que a rainha e seu séquito em camelos percorreram bem mais de 1.600 quilômetros até Jerusalém. Conforme Jesus disse, “ela veio dos confins da terra”. Por que se deu a rainha de Sabá tanto trabalho? Ela veio principalmente “para ouvir a sabedoria de Salomão”. — Lucas 11,31.
O Primeiro dos Reis 10,1-2, diz que a rainha de Sabá “veio para pô-lo [Salomão] à prova com perguntas difíceis. . . . [Ela] começou a falar-lhe sobre tudo o que lhe veio a ser achegado ao coração”. Como reagiu Salomão? “Salomão, por sua vez, informava-a sobre todos os assuntos dela. Não se mostrava haver nenhum assunto oculto ao rei, que ele não lhe comunicasse.” — 1 Reis 10,3.
Pasmada com o que ouviu e viu, a rainha replicou humildemente: “Felizes são os teus homens; felizes são estes servos teus que estão constantemente de pé diante de ti, escutando a tua sabedoria!” (1 Reis 10,4-8) Ela não disse que os servos de Salomão eram felizes por estarem cercados pela opulência — embora o estivessem. Antes, os servos de Salomão eram abençoados por poderem ouvir constantemente a sabedoria que Salomão recebeu de Deus. Que belo exemplo a rainha de Sabá é hoje em dia para os do povo de Deus, que se comprazem com a sabedoria do próprio Criador e com a do seu Filho, Jesus Cristo!
É também digno de nota o próximo comentário da rainha a Salomão: “Que o Senhor, teu Deus, venha a ser bendito.” (1 Reis 10,9) Pelo visto, ela notou a mão de Deus na sabedoria e na prosperidade de Salomão. Isto está em harmonia com o que Deus prometera antes a Israel. ‘Guardarem os meus mandamentos’, disse ele, “é sabedoria da vossa parte e entendimento da vossa parte diante dos olhos dos povos que ouvirão falar destes mandamentos, e eles certamente dirão: ‘Esta grande nação é indubitavelmente um povo sábio e entendido.’” — Deuteronômio 45-7.

0 comentários:

Postar um comentário