Ateísmo e moralidade: o espantalho criado pelos humanistas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Richard Carrier, um conhecido ateu americano, escreveu uma refutação ao livro "Escalando a cidade secular", de J. P. Moreland no Infidels.org que pode ser encontrada aqui. Christian Cadre escreveu uma série de refutações a Carrier que podem ser vistas aqui, aqui e aqui. Interessante que há até sites de testemunhos de humanistas mostrando suas histórias de "sendo bons sem Deus".

Está muito em voga no meio neoateísta dizer que os religiosos ficam lhes afirmando que não se pode ser bom sem Deus. Até alguns neoateístas tentaram dar uma resposta a isso no Youtube.

Na realidade, eu nunca ouvi qualquer cristão afirmar que "as pessoas não podem agir moralmente sem a crença em Deus." De fato, eu pesquisei no Google a frase "os ateus não podem agir moralmente" e não encontrei nada escrito por qualquer "religioso" nas primeiras páginas, que mantivesse essa posição. Em meu próprio trabalho apologético, o Logos, eu não tomo essa posição e várias vezes declarei exatamente o oposto.

É claro que eu não li todo mundo, e provavelmente existem algumas pessoas que fazem este argumento tolo. No entanto, eu acredito que a visão sendo criticada na Rede de Notícias Humanista é um pouco comum ou generalizada - pelo menos nos círculos cristãos. Em vez disso, o argumento que os cristãos fazem não é que os ateus não podem ser pessoas morais, mas eles não têm base firme filosófica para agir moralmente ou até mesmo para determinar o que é moral em qualquer noção absoluta da palavra. Esse é o argumento de que é feito e debatido relacionados ao ateísmo e da moralidade - não algum argumento bobo de que os ateus não podem agir moralmente.

Há qualquer grupo cristão organizado ou qualquer pensador muito respeitado realmente alegando que os ateus não podem agir moralmente? Eu duvido. Parece-me que se alguém está criando um argumento homem de palha são os humanistas, principalmente na pessoa do sr. Daniel Sottomaior.

Pior do que tudo isso é verem ateus usando Datena (!) como modelo de "cristão" para malharem a fé cristã. Eu discordo do Datena quando ofendeu os ateus. Nós, cristãos, também temos ojeriza a grupos radicais que discriminam e tem preconceito contra ateus. Não se pode usar atos de pessoas isoladas, que não falam pela Igreja e pelos cristãos conscientizados, contra o cristianismo, sendo que a fé cristã nunca ensinou que ateus são maus, imorais ou indecentes, só porque "não creem em Deus". Portanto, o Logos também abomina e reprova qualquer atitude de preconceito e discriminação contra ateus e conclama a que se leve o diálogo a um nível respeitoso e intelectual, como sempre foi, onde se chama a refletir sobre a moral.

0 comentários:

Postar um comentário