O impacto do novo ateísmo

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O "novo ateísmo" não teve muito impacto em termos de ganhar novos adeptos para o ateísmo . Em um artigo do USA Today de 10 de março de 2008 Stephen Prothero declarou o seguinte sobre o impacto do "novo ateísmo":

Os números mentem, mas eles também contam relatos indignos de confiança. Portanto, a questão-chave da agitação em torno do muito discutido Levantamento do Panorama Religioso dos EUA lançado no final de fevereiro pelo Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública é o que o relato é sobre o estado da união. Para alguns, a história dessa pesquisa, baseada em entrevistas em vários idiomas com mais de 35.000 adultos, é a força da Religião Americana.
Não muito tempo atrás, escrevi que o ateísmo americano estava indo a um caminho de um show de horrores. À medida que livros de Christopher Hitchens e outros "novos ateus" alcançaram as listas de best-seller, eu percebi que esta profecia estava se concretizando. Mas os ateus representam apenas 1,6% dos entrevistados para esta pesquisa. (American Faith: A Work In Progress by Stephen Prothero, USA Today, 10 de março de 2008, pag. 11A)
 
A principal razão para a ineficácia do "novo ateísmo" é a superficialidade de seu material. Por exemplo, mesmo o filósofo ateu Michael Ruse afirmou que o livro "Deus: Um delírio", de Richard Dawkins lhe fez ter "vergonha de ser ateu".
O "Novo Ateísmo" também tem, em grande parte, uma visão desfavorável fora dos Estados Unidos. O jornal liberal britânico The Guardian declarou o seguinte sobre o "Novo Ateísmo":
O proselitismo antireligioso é uma indústria em crescimento. Mas cada vez mais seus porta-bandeiras histéricos estão caminhando para um fracasso espetacular ... Estes livros cada vez mais histéricos podem aumentar a pensão, podem ser impulsionadores de moral para um determinado tipo de ateísmo americano que se sente vítima - o último  recente candidato de uma florescente tradição norte-americana -, mas suspeita-se que eles vão fazer muito pouco para desafiar o apelo de um fenômeno que abomino demais para entender. (http://www.guardian.co.uk/commentisfree/story/0,,2074076,00.html)

0 comentários:

Postar um comentário