Respostas a argumentos ateus: "Não era errado que Ló oferecesse suas filhas aos sodomitas? "

domingo, 11 de dezembro de 2011


Um certo indivíduo no Youtube, comentando no canal do Conde, disse o seguinte:
bem segundo, a historia de sodoma e gomorra, quando os sodomitas queriam estupar os anjos, ló ofereceu suas filhas virgens no lugar deles, vemos então ai, um exemplo da moral das pessoas tementes a deus. E ja que deus é tao poderoso, e pra ele não importa a logica humana, o senso critico, raciocinio me responda qual é o proposito da biblia ao fazer alusão a um deus tão misericordioso e amavel para com a humanidade. O deus da biblia é cruel, sanguinario.
Voces cristãos so veem o que querem...
pedromilgrau007 
Aí vai a minha resposta (e a quem interessar) já que o Youtube não permite comentários longos com mais de 256 caracteres (é por isso que tenho uma relação de amor-ódio com o sistema):

Embora alguns tenham acusado Ló de agir de maneira imprópria, realmente não estamos em condições de condená-lo. A Bíblia mostra que Deus, que vê o que está no coração, não julgou adversamente a Ló.
Quando Deus enviou dois anjos materializados a Sodoma e Gomorra, Ló insistiu de modo hospitaleiro em que ficassem na sua casa. Naquela noitinha, uma turba de sodomitas cercou a casa, gritando: “Onde estão os homens que foram ter contigo hoje à noite? Traze-os para fora a nós, para que tenhamos relações com eles.” — Gên. 18,20, 21; 19,1-5.
Indo para fora, Ló tentou dissuadir os homens. Depois rogou: “Por favor, eis que tenho duas filhas que nunca tiveram relações com um homem. Por favor, deixai-me trazê-las para fora a vós. Fazei então com elas o que parecer bem aos vossos olhos. Somente não façais nada a esses homens, porque foi por isso que vieram, sob a sombra do meu teto.” A turba irada avançou contra Ló quase derrubando a porta. Os anjos intervieram então e feriram a turba de cegueira. — Gên. 19,6-11.
Esta narrativa tem intrigado e perturbado a muitos, especialmente mulheres. Alguns até mesmo têm acusado Ló de agir de modo covarde, que ele não devia ter oferecido pagar pela segurança de seus hóspedes com a virtude de suas filhas, ou que ele mesmo se devia ter entregue à turba.
Mas, deve-se notar que, segundo a ética oriental, o hospedeiro tinha a responsabilidade de proteger os hóspedes na sua casa, defendendo-os até a morte, se necessário. As palavras de Ló (“porque foi por isso que [os dois homens] vieram sob a sombra do meu teto”) mostram que ele sentia a obrigação de proteger os hóspedes na sua casa. Também, como é que alguém poderia acusar Ló de covardia? Ele destemidamente foi lá fora à turba, fechando até mesmo a porta atrás de si e enfrentando-a sozinho.
Mas, que dizer da oferta de Ló à turba? Embora alguns tenham dito que Ló devia ter oferecido a si mesmo, é pouco provável que a turba de perversos se tivesse satisfeito com um homem velho e casado. Mas, a oferta de duas virgens talvez tivesse um pouco confundido a turba: Ali havia duas virgens jovens, e a oportunidade de aviltar a pureza delas talvez tivesse tido algum atrativo para a turba. Mas, por outro lado, elas eram moças, noivas de dois homens da cidade. De modo que a oferta pode ter tido o efeito de distrair ou de dividir a turba de pervertidos.
Além disso, embora Ló no começo, talvez tivesse acolhido anjos sem o saber, é bem possível que até então já se tivesse dado conta de que eram mensageiros de Deus. (Heb. 13,2) Portanto, Ló talvez achasse que, embora tivesse profunda afeição às suas filhas, estava disposto a sacrificá-las, se fosse necessário. (Veja Gênesis 22,1-14; 2 Samuel 12,3.) Oferecendo suas filhas à turba, Ló talvez confiasse em que, se fosse da vontade de Deus, este protegeria suas filhas, assim como Deus já protegera Sara, no Egito. (Gên. 12,17-19) E Deus deveras dirigiu o assunto de tal modo, que Ló e suas filhas ficaram a salvo, não só da turba homossexual, mas também da destruição ardente que sobreveio às cidades. — Gên. 19,15-29.
Os anjos não disseram que Ló, por fazer aquela oferta, maculou sua justiça. Antes, ajudaram Ló e sua família a escapar quando Deus causou a ruína daquelas cidades, que não continham nem 10 pessoas justas. (Gên. 18,2-32) O que é ainda mais significativo é que Deus não criticou Ló que se sentia atormentado já por meramente observar atos contrários à lei. Ao contrário, Deus, que pode ver o que há no coração, declarou que Ló era “justo”. — Pro. 15,11; 2 Ped. 2,8-9.
Esta narrativa é uma parte valiosa da Bíblia. Serve para acentuar a maldade de Sodoma e Gomorra, causa indignação aos justos que a lêem e mostra que Deus desaprova o homossexualismo. Também, esta narrativa nos ajuda a avaliar a garantia bíblica de que Deus é justo e reto — que ele não admite a iniqüidade. (Deu. 32,4) E podemos confiar em que Deus é igualmente perfeito e justo no seu julgamento de que Ló era “justo”.


Assim, o contexto deste versículo é que dois anjos visitaram Ló em Sodoma em um esforço para levá-lo a deixar a cidade, uma vez que estava prestes a ser destruída. Aparentemente, estes dois anjos apareceram na forma de homens. Enquanto isso, muitos dos homens da cidade, que eram homossexuais, queriam ter relações com os dois homens, não sabendo que eles eram realmente anjos. Mas, Lot ao invés ofereceu suas filhas para a multidão de pessoas. A multidão recusou as filhas e começou a entrar forçosamente casa de Ló, a fim de raptar os dois homens / anjos para que eles pudessem molestá-los sexualmente. Os anjos, então cegaram parte da multidão ela dispersou.
Por que Lot oferece suas filhas para a multidão de homens, uma vez que er a uma coisa muito ruim para fazer? Muito simplesmente, o que Ló fez foi errado. Ele foi hipócrita e ímpio em sua ação. Naquela cultura, era extremamente importante o tratamento de visitantes muito bem desde o anfitrião de uma casa em uma cidade automaticamente representada naquela cidade para os visitantes. Foi um grande negócio para se certificar de que os visitantes eram bem tratados. Isto pode ter desempenhado um papel na decisão de Ló para honrar seus convidados, mas não faz diferença. Lot foi muito errado para oferecer suas próprias filhas à turba.
Alguns podem pensar que Lot era um homem muito piedoso. Mas este não é o caso em apreço. Se ele fosse, por que ele estava vivendo em Sodoma? Por que ele escolheu ir para lá? É provavelmente verdade que Lot era um homem temente a Deus, até certo ponto, mas ele obviamente estava comprometendo seus valores e foi, provavelmente, sendo influenciado pela pecaminosidade da cidade. Em sua posição comprometida, ele pecou ao oferecer suas filhas.
Finalmente, temos de olhar para 2 Pet. 2:6-7 ,
"E se Ele [Deus] condenou as cidades de Sodoma e Gomorra à destruição, reduzindo-as a cinzas, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente; e se livrou o justo Ló, oprimidos pela conduta de sensual sem princípios os homens ... "
Mesmo os justos diante de Deus pode fazer coisas que estão erradas. No geral, Lot temia a Deus e confiava nele - mesmo fazendo algo errado, oferecendo suas filhas. Deus não se lembra de nossos pecados ( Isaías 43,25 ). Portanto, os pecados de Ló não foram lembrados quando Ló foi descrito no relato de Pedro.

45 comentários:

Unknown disse...

"Portanto, Ló talvez achasse que, embora tivesse profunda afeição às suas filhas, estava disposto a sacrificá-las, se fosse necessário."

Sacrificá-las se fosse necessário? Elas eram o que? Objetos, propriedades de Ló com as quais ele poderia fazer o que quisesse?

Sinceramente, era melhor ter ficado quieto.

L. G. Alves disse...

E estes tais "anjos" não podiam se defender dos tais homens ou sei lá quem? Ah, me poupe. Ló quis entregar as próprias filhas, virgens, para um bando de doido. Esta história é muito doida, como quase tudo na Bíblia. Mas quem quer acredita nestas porcarias.

Ev Marcelo disse...

Doida ou não esa história de Ló nos mostra que mesmo ele tendo oferecido suas filhas pra um bando de depravados Deus teve misericórdia dele e de suas filhas, quem ofereceu as meninas foi Ló Deus não pediu nada pra ele, e Deus só salvou Ló da destruição por causa de Abraão que orou a Deus e pediu pela vida de Ló. Leia Gênesis 18:20 até 33.
Lembren-se que a Bíblia não é um simples livro que você abre onde quer e interpreta de qualquer maneira, vai uma simples sugestão: procure um plano de leitura e sempre que puder peça pra alguém que conheça realmente as escrituras possa ti auxiliar!
Paz a todos!

Ev Marcelo disse...

Doida ou não esa história de Ló nos mostra que mesmo ele tendo oferecido suas filhas pra um bando de depravados Deus teve misericórdia dele e de suas filhas, quem ofereceu as meninas foi Ló Deus não pediu nada pra ele, e Deus só salvou Ló da destruição por causa de Abraão que orou a Deus e pediu pela vida de Ló. Leia Gênesis 18:20 até 33.
Lembren-se que a Bíblia não é um simples livro que você abre onde quer e interpreta de qualquer maneira, vai uma simples sugestão: procure um plano de leitura e sempre que puder peça pra alguém que conheça realmente as escrituras possa ti auxiliar!
Paz a todos!

Unknown disse...

Porcaria eh a vida q vive

Unknown disse...

Desculpe-me... esse homem ofereceu as filhas para serem estupradas e é dito justo...hum...estranho!

Unknown disse...

Só poder ser filha de pecado lê Caim e Abel aí vc vai ver de onde vc vem vc não todos nós .

Unknown disse...

O Deus quer servimos amar provação lo deu o quer tinha de mais valor . E ganhou salvação e vc tem o quer de valor

Unknown disse...

O Deus quer servimos amar provação lo deu o quer tinha de mais valor . E ganhou salvação e vc tem o quer de valor

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Passando aqui p ver os crentelhos revoltados c argumentos fúteis defendendo a posicao de lo ao tentar dar suas filhas para um gang bang sinistro c a cidade td

Anônimo disse...

Só digo uma coisa... mulher não é objeto de troca, se fosse a história de Maomé que se casou com uma menina de 9 anos, aí vcs estariam achando ruim pq, de acordo com vcs, no meio de 10 mil religiões, só a de vcs é correta, né? ... É não me venha com papo de que cristianismo não é religião,é um conjunto de dogmas escrotos que as pessoas seguem por medo de ir para um canto que sequer existe, é uma fuck religião SIM!

mk disse...

Deus não pediu que Ló oferecesse suas filhas, Ló o fez por contra própria mas se vocês se voltarem para a verdade perceberão, que Deus não permitiu que isso acontecesse permitindo aos anjos que cegassem parte dos homens que queriam molesta-los, porém apesar de ser temente a Deus Ló não estava em total comunhão com o mesmo e só foi salvo porque pelas orações de Abraão, a bíblia não diz em momento algum que oferecer suas filhas foi certo ou que Deus quisesse assim, o que ela faz é relatar um fato ocorrido em uma época em que a cultura exigia que o anfitrião protegesse o hospede a qualquer custo e pra isso Ló agiu dessa forma ao meu ver cruel, embora não se saiba qual real objetivo dele no momento, se era distrair ou não. no fim Deus os tirou de lá a salvo inclusive as filhas e esposa, e pra quem comentou sobre a bília dizer que ló era uma pessoa justa, só digo que ser justo, não quer dizer que ela jamais comete um erro.

laiza calixto disse...

Texto tão rico de informações porém com um fato entendido de forma errada. Não se tratava de homossexuais, tratava-se de homens que não desejavam receber estrangeiros com receio de serem espiões e que desejavam humilhar os anjos aparentados como homem. Nenhuma cidade 100% dos seus homens são homossexuais. O que define a homossexualidade não é o ato praticado, mas o sentimento de afeto e ali não existia nenhum. afirmar que esses homens eram homossexuais é um erro, eles tinham comportamento homossexual, sexo casual, e isso acontecia entre eles de forma desordenada, entre homens, entre mulheres, homens e mulheres casadas praticavam sexo desordenadamente com o sentido unico de adoração a outros deuses. Esse contexto nada tem a ver com a vida de um homoafetivo.

Anônimo disse...

Baseado em que vcs chegaram a conclusão sobre o gênero dos anjos? Onde entende-se que pareciam homens e nao mulheres?

Unknown disse...

Tanto faz. Depois foi o próprio Ló quem transou com suas duas filhas!
Êta Deus bondoso e misericordioso! Destrói as cidades por causa das abominações que ali aconteciam, mas salva 3 pessoas, que logo em seguida praticariam incesto.

Unknown disse...

Tanto faz. Depois foi o próprio Ló quem transou com suas duas filhas!
Êta Deus bondoso e misericordioso! Destrói as cidades por causa das abominações que ali aconteciam, mas salva 3 pessoas, que logo em seguida praticariam incesto.

leo disse...

Seus acéfalos, Ló falou aquilo porque ele quis, Deus tem culpa em quê. Ele também não tem culpa quando vocês se tornam irracionais. Vocês escolheram viver assim, e ele não pode fazer nada.

leo disse...

Algumas mulheres não serve nem para elo de troca. Me poupe.

leo disse...

Nem precisa usá-las como elo de troca.Elas mesmo se vendem por fama, dinheiro, luxo, bebida etc.

leo disse...

Está no texto santa ignorância.

e disse Ló: — SENHORES, estou aqui para servi-los; por favor, aceitem o meu convite e venham se hospedar na minha casa. Os senhores podem lavar os pés e passar a noite ali. Depois se levantarão bem cedo e continuarão a sua viagem. Eles disseram: — Não; nós vamos passar a noite na praça.
Gênesis 19:2.

Eles chamaram Ló e perguntaram: — Onde estão os homens que entraram na sua casa esta noite? Traga-os aqui fora para nós, pois queremos ter relações com eles.
Gênesis 19:5.

leo disse...

E de você ? Ele lhe salvou pra que mesmo ? Tu és melhor do que Ló ?

leo disse...

E eu não entendo qual é o motivo da raiva. Se não crê em Deus, pelo menos não se aborreça com algo que acha inexistente. senão irão lhe chamar de louca, por está brava com um ser imaginário.

Fábio disse...

Me parece totalmente irracional essa cultura oriental onde um homem se sente absolutamente responsável pela vida de hóspedes, mas não pela vida de suas próprias filhas! Mulheres com quem Ló carregava vínculo afetivo e familiar, em troca de homens estranhos! Como assim?

T. J. - H disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
T. J. - H disse...

Ló estava sozinho em casa portanto ao oferecer suas filhas mentiu para distrair os enfurecidos.
As evidencias apresento analisem
Primeiro ele prepara um banquete, paes e comem após quase na hora de dormir veem os irados lá fora vira uma bagunça generalizada Ló é puxado para dentro e os la fora cegados
Bom notam que espoa e filhas não aparecem na história?
O verso doze os anjos perguntam há mais algu´m aqui?
Talvez você diga que os anjos apenas não sabia mas espere um momento alguém aqui a altas horas da noite consegue preparar um banquete e paes sem fazer barulho suficiente que faça pessoas presentes acordarem?
E a bagunça lá fora não acordou ninguém?
Bom meus amigos ateus esta ai minha resposta a suas indagações mais sorte da próxima vez

Auri Palmeira Junior disse...

Depois ele transou com elas

Unknown disse...

Devemos analisar que as pessoas falham e não são perfeitas. Ló pode ter sim cometido um erro ao querer entregar suas filhas no lugar daqueles homens,mas quem é eu e você para o julgar, se o próprio Deus o considerava um homem justo quem somos nós para afirmar o contrário?

Edna Ramos disse...

Eu creio! Assista a Apocalipse na Record! Sera exatamente daquele jrito!

Sunupi-Chan disse...

Então tudo isso que você falou é justificativa pra estuprar alguém? Me poupe! Espero que não tenha filha,as se caso tiver é ela for estuprada, fique feliz. Afinal, na cabeça do estuprador, ela pode ser uma daquelas que que nem serve de moeda de troca.

Unknown disse...

Assim como qualquer pessoa lot errou é o ser humano normal.

Midiã disse...

Essa passagem daria um excelente sermão sobre a postura errada de Ló. Um excelente sermão sobre como líderes muitas vezes submetem as mulheres a posições humilhantes dentro das igrejas com a desculpa de que "mulher é o pescoço e tem que se contentar com esse papel porque Deus quer assim". Daria também outro sermão excelente sobre mulheres que são vítimas de estupro e abuso por homens, que bem na hora que Ló ia entregar suas filhas os anjos não permitiram, seria ótimo um sermão sobre como nem sempre temos anjos de Deus guardando mulheres e as livrando de serem abusadas afinal de conta o mundo jaz no malígno. MAS NÃÃÃÃO!!! VAMOS FALAR APENAS QUE LÓ ERA INTEGRO!!!! Uma ova! É melhor eu esperar esse sermão deitada, porque homens só se importam com o próprio umbigo Será que foi só Deus que falou comigo que O FOCO DESSE TEXTO TRATA-SE DE ESTUPRO?!!! PAREM DE JUSTIFICAR O ERRO GRAVÍSSIMO DE LÓ E EXPLIQUEM DIREITO!!! O texto está aí, o conceito está aí, Ló errou e Deus está tentando dizer PRA VOCÊS PARAREM DE JUSTIFICAR ESTUPRO E PROTEGER AS MULHERES, mas não, é mais fácil inventar. Só acrescentando, a passagem que Ló fica bêbado e suas filhas fazem sexo com ele para continuar a descendência, AS FILHAS FIZERAM ISSO, FOI CONSENTIDO ENTRE ELAS E FOI INCESTO SIM!Exceto de Ló que estava bêbado, também daria um ótimo sermão sobre estupro consentido, incesto e uma suposta vingança das filhas sobre a situação com os anjos em Gênesis 18. MAS NÃO!! É melhor continuar ignorando os fatos e defender apenas Ló, afinal de contas ele era homem de deus. Depois não quer que feminista reclame, ELAS ESTÃO CERTAS ORA!Crente não consegue argumentar versículo pela lógica, nem precisa de bíblia pra admitir o erro de Ló.

Josefa disse...

Hum!!!!

Unknown disse...

Pessoal lembrem-se do crente ao ateu ninguém explica Deus.

Unknown disse...

Não tente entender pois as coisas de Deus é misterio.

Anônimo disse...

Ló entregando suas filhas para os homens fazerem sexo conforme for bem aos seus olhos, prova que se os homens fizesse sexo anal, oral, vaginal etc... com elas, ainda assim seria normal e natural para com uma mulher. Falando no contexto somente sexual. Pois moralmente seria estupro e pecado gravíssimo contra a dignidade da mulher.
Mas falando no sentido da prática sexual fica claro no texto bíblico que os homens sodomitas não queriam mais sexo anal com mulheres e a prática do sexo anal se viralizou entre pessoas do mesmo sexo. Por isso Ló permite que eles fizessem qualquer prática sexual com suas filhas, pois mesmo sendo um pecado o ato forçado, ainda assim seria um ato natural as práticas sexuais que um homem pode praticar com uma mulher!
Portanto o sexo anal entre casais casados cristãos não é pecado. É um ato natural de deleite que o homem tem direito para com a mulher, do mesmo modo como a mulher tem o direito do prazer com a prática do sexo oral no homem. A mulher foi feita para o homem por inteira e não somente a metade. Quando um casal se nega por inteiro o inimigo fica com a melhor parte fora do casamento.

Circulando disse...

Nunca li tanto absurdo na minha vida. Quer dizer que o estupro delas seria mais aceitável para Deus que a prática do homossexualismo? E vc tá equivocado quanto ao sexo anal entre casais casados e cristãos, meu caro! A bíblia condena tbm, Como condena tudo!E outra, sexo livre entre casais casados p vc só é bem visto se forem cristãos? Me polpe!

João Carvalho disse...

Pena que muitos perecem por nao conhecer a verdade da Bíblia.

Unknown disse...

O que vejo nesse texo é a misericórdia de Deus tanto na vida de ló quanto de suas filhas esse era plano de salvação da vida de ló e de sua família!

Unknown disse...

Me explica uma coisa então, naquele tempo tinha obrigação de proteger as “visitas” mas não tinha obrigação de defender as filhas? É isso?

Lopes disse...

Me poupe...

Anônimo disse...

Meus amigos vão lê a Bíblia 🙏☺️ e vcs vão sabe da verdade

Anônimo disse...

Na minha opinião ele apenas ficou apavorado com a situação e tentou ganhar tempo ao mesmo tempo que tinha fé que Deus não deixaria que algo tão terrível acontecesse com as filhas.

Marcos Felix disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Felix disse...

Não sou teologo, mas analisei boa não parte do texto e tbm a passagem de genesis 19. E me corrija se eu tiver errado, mas acho que ló se apavorou e ficou confuso e com medo na hora. Não tô falando que ele agiu certo, acredito que ele de fato ficou e dúvida se aqueles homens era mesmo anjo, caso contrário ele podia pedir a eles ou ao Senhor pra fazer algo.

Postar um comentário