Mostrando postagens com marcador dica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dica. Mostrar todas as postagens

Dica do Sentir com a Igreja: filme "A Canção de Bernadette"

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


Há 153 anos em Lourdes, no sul da França, uma menina de 14 chamada Bernadette Soubirous teve o privilégio e a graça de ter visões da Virgem Maria em uma gruta chamada Massabiele ("velha massa") nos arredores da cidade. No começo, poucos deram crédito às palavras da jovem mas aos poucos os fatos foram falando por si mesmos. Neste dia em que se comemora Nossa Senhora de Lourdes gostaria de indicar a vocês um de meus filmes hagiográficos preferidos: "A Canção de Bernadette" (1943).

Filmado com categoria e respeito por Henry King, baseado em livro homônimo de Franz Werfel (que, por si só, já foi feito por causa de uma promessa) o filme retrata de maneira reverente e fidedigna os eventos sucedidos desde 11 de fevereiro de 1858 até 16 de julho (18 visões). A atriz Jennifer Jones encarna com perfeição a santa Bernadette, num desempenho que lhe valeu o Oscar de Melhor Atriz.

O filme foi um sucesso artística e comercialmente. Foi um sucesso de público e crítica, o que por si só já é um milagre, vistonão ser um filme feito por católicos mas sendo que o autor é judeu (Werfel) e foi exibido primeiramente em um país primordialmente protestante (EUA).

Dica do Sentir com a Igreja: "Deus em Questão", do dr. Armand Nicholi

terça-feira, 30 de novembro de 2010


Autor: Dr. Armand M. Nicholi, Jr.
Editora: Ultimato
Páginas: 288
Formato: 16x23cm
ISBN: 85-86539-83-X


Sinopse
Uma fascinante comparação entre as visões de mundo de C.S. Lewis e Sigmund Freud que debatem Deus, amor, sexo e o sentido da vida.

Em Deus em Questão, os argumentos de C. S. Lewis e Sigmund Freud são postos lado a lado. Ambos refletiram cuidadosamente sobre os pontos fracos e as alternativas aos seus posicionamentos. Ambos consideraram o problema da dor e do sofrimento, a natureza do amor e do sexo, e o sentido último da vida e da morte. Depois de “assistirmos” a todo esse debate, podemos tomar os nossos lugares do lado que quisermos, num dos confrontos mais profundos da história.

Opinião

 “Esta elegante e convincente comparação entre a visão de mundo de Freud e a de C. S. Lewis é uma oportunidade de reflexão dialógica sobre as mais importantes questões que a humanidade sempre se fez: Deus existe? Ele se importa comigo? Este livro destina-se a todos que buscam, sinceramente, respostas sobre a verdade, o sentido da vida e a existência de Deus.”
Francis Collins, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas em Genoma Humano, EUA
 
“Armand Nicholi acertou na mosca com essa história irresistível e tão bem contada sobre as duas âncoras – e o dilema – do pensamento moderno. A partir da vida desses dois verdadeiros gênios, podemos identificar o nosso próprio desejo e busca.”
Ken Burns, diretor do premiado documentário The Civil War e do histórico Jazz, megassérie apresentada no Brasil pelo canal GNT
 
“Alguns livros são equilibrados, acadêmicos e objetivos. Outros são desafiadores e comoventes e prendem a nossa atenção. Quando um livro consegue reunir tudo isso, torna-se simplesmente inesquecível. Deus em Questão é assim. É tão empolgante quanto um romance, com uma diferença: nós escrevemos o final.”
Peter Kreeft, PhD, professor de filosofia do Boston College, autor de “Buscar Sentido no Sofrimento” (Edições Loyola) e “O Diálogo” (Mundo Cristão)