Dica do Sentir com a Igreja: filme "A Canção de Bernadette"

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


Há 153 anos em Lourdes, no sul da França, uma menina de 14 chamada Bernadette Soubirous teve o privilégio e a graça de ter visões da Virgem Maria em uma gruta chamada Massabiele ("velha massa") nos arredores da cidade. No começo, poucos deram crédito às palavras da jovem mas aos poucos os fatos foram falando por si mesmos. Neste dia em que se comemora Nossa Senhora de Lourdes gostaria de indicar a vocês um de meus filmes hagiográficos preferidos: "A Canção de Bernadette" (1943).

Filmado com categoria e respeito por Henry King, baseado em livro homônimo de Franz Werfel (que, por si só, já foi feito por causa de uma promessa) o filme retrata de maneira reverente e fidedigna os eventos sucedidos desde 11 de fevereiro de 1858 até 16 de julho (18 visões). A atriz Jennifer Jones encarna com perfeição a santa Bernadette, num desempenho que lhe valeu o Oscar de Melhor Atriz.

O filme foi um sucesso artística e comercialmente. Foi um sucesso de público e crítica, o que por si só já é um milagre, vistonão ser um filme feito por católicos mas sendo que o autor é judeu (Werfel) e foi exibido primeiramente em um país primordialmente protestante (EUA).

0 comentários:

Postar um comentário