Há 153 anos em Lourdes, no sul da França, uma menina de 14 chamada Bernadette Soubirous teve o privilégio e a graça de ter visões da Virgem Maria em uma gruta chamada Massabiele ("velha massa") nos arredores da cidade. No começo, poucos deram crédito às palavras da jovem mas aos poucos os fatos foram falando por si mesmos. Neste dia em que se comemora Nossa Senhora de Lourdes gostaria de indicar a vocês um de meus filmes hagiográficos preferidos: "A Canção de Bernadette" (1943).
Filmado com categoria e respeito por Henry King, baseado em livro homônimo de Franz Werfel (que, por si só, já foi feito por causa de uma promessa) o filme retrata de maneira reverente e fidedigna os eventos sucedidos desde 11 de fevereiro de 1858 até 16 de julho (18 visões). A atriz Jennifer Jones encarna com perfeição a santa Bernadette, num desempenho que lhe valeu o Oscar de Melhor Atriz.
O filme foi um sucesso artística e comercialmente. Foi um sucesso de público e crítica, o que por si só já é um milagre, vistonão ser um filme feito por católicos mas sendo que o autor é judeu (Werfel) e foi exibido primeiramente em um país primordialmente protestante (EUA).
No post anterior (Son of Rambow) falei que, na grande maioria das vezes, assisto a filmes por diversão. Moscati não é um desses casos. Trata-se de um filme italiano católico, feito para a TV, sobre a vida do Dr. Giuseppe Moscati (1880-1927), médico de Nápoles, canonizado em 1987 pelo Papa João Paulo II.
Assisti como um programa de formação religiosa, e assim é necessário encarar a obra para poder dela usufruir. Isso porque esses filmes religiosos normalmente são bastante deficientes no aspecto técnico, e a história é tão tradicional quanto possível. Deixando de lado este aspecto, concentro-me no Dr. Morati e nas razões que o levaram à santidade. Tratava-se, segundo conta a película, de um médico bastante inteligente, competente e, em especial, obstinado. Tinha, ademais, um diferencial: o amor.
Uma escolha interessante do roteiro é o fato de que o longo filme – cerca de 200 minutos – passa todo o tempo mostrando o médico imerso no seu trabalho. Ele é santo, mas um santo no seu trabalho, um santo que fez as escolhas durante toda a sua vida, que empregou os talentos que Deus lhe deu. Há apenas uma cena que mostra o médico rezando: ele está diante de uma imagem de Jesus morto, coberto com o sudário, pedindo que o Senhor se mostrasse para ele. E Jesus se revela nos doentes.
Causou uma revolução no hospital em que foi trabalhar no início da sua carreira ao tratar os pacientes com carinho, ao ir ao encontro das pessoas mais miseráveis, chegando a acolher doentes em sua própria casa. Com o passar do tempo, vai abrindo mão de sua própria vida – perde a noiva linda e rica, deixa passar a oportunidade de se tornar professor universitário, um dos seus sonhos, se desfaz dos bens que herdou dos pais, perde a própria saúde. Tudo em prol da sua fé e da certeza de que Jesus, como ele suplicara, se revelava nos doentes e necessitados.
Compartilho a crença do médico: o amor é maior que tudo, porque o amor é Deus. Se eu acreditar nisso, só posso fazer o bem, porque nenhum bem nasce fora do amor.
Ser santo não é algo inalcançável ou reservado a freiras, padres e eremitas de séculos atrás. Nos tempos atuais, vivendo neste mundo – mas não sendo seduzido por ele – é possível ser santo. E isso significa buscar incessantemente fazer a vontade de Deus. Não é ser perfeito, mas buscar a perfeição. Não é não pecar, mas lutar incansavelmente contra o pecado. E, acima de tudo, amar. O verdadeiro – e único – amor.
Não sei se é tarde pra falar, mas A origem (Inception), do visionário Christopher Nolan, é digno de aplausos. Realmente um dos filmes mais originais e inovadores da atualidade, não por acaso, um dos mais comentados. O roteiro é de uma engenhosidade instigante, o elenco de primeira, trilha sonora envolvente, fotografia impecável enfim, possivelmente, o filme do ano.
O projeto é ousado, a trama é complexa, ainda assim inteligível. Leonardo DiCaprio é Dom Cobb e lidera um grupo responsável por uma façanha no mínimo curiosa, entrar no subconsciente das pessoas para roubar informações secretas, através dos sonhos. Os desafios aumentam quando o grupo é contratado para uma missão inusitada: inserir uma idéia na mente de um jovem herdeiro.
O primeiro ato é praticamente todo didático. Ensaios, testes e o recrutamento da jovem Ariadne, de Ellen Page (Juno). E é nesse momento que os mais desatentos podem se perder e literalmente viajar nas cenas posteriores, as mais interessantes do longa. Se na teoria, tudo parece sob controle, na prática, acontecem muitos imprevistos, mas o grupo demonstra competência e grande capacidade para o improviso. Sem contar que, existem segredos do passado de Cobb que podem comprometer a missão.
Os sonhos são um grande mistério da mente humana. Antes de ver o filme, já refletia sobre o fato de sonharmos com alguém e sentirmos sensações reais como o beijo (quem já teve sonho erótico então...). Tenho um primo que me contava que sempre que se dava conta que estava num sonho, ele começava a voar – eu nunca percebia, só quando acordo. Quando os sonhos são muito bizarros e esquecidos facilmente, tenho a sensação de que a mente os produziu simplesmente para nos manter dormindo.
Mas nunca havia imaginado um sonho dentro de um sonho!
No filme, esses sonhos dentro de outros sonhos são possíveis e podem se tornar um baita quebra-cabeças, a ponto de surgir a indagação: “no subconsciente de quem estamos entrando agora?”. Esse mix de suspense e ação numa velocidade radical, a perspicácia em surpreender o público, as sequencias de ação e os efeitos especiais são de babar! As cenas protagonizadas pelo Joseph Gordon-Levitt (500 dias com ela) são um espetáculo visual sem precedentes, surreais (Matrix perde!). E o desfecho dessa história é simplesmente fascinante. O que é sonho e o que é a realidade? Você escolhe.
Os temas tratados por Nolan na película são tão pertinentes quando desafiadores. E se o mundo que criamos for uma mera projeção da nossa mente? Vivemos mesmo a realidade, ou criamos um mundo onde os nossos espectros nos dominam? O fato é que a idéia de inserir uma idéia na mente de alguém não é totalmente nova, muitos líderes religiosos nem precisam saber adentrar no sonho, nem de um orçamento hollywoodiano.
Então, se você ainda não viu e procura um programa divertido e inteligente, assista A origem. Se o roteiro apresenta falhas? Com certeza! Mas, vou ter que assistir de novo para identificá-las com clareza. Eu e o povo todo da sessão que aplaudiu de pé! Mesmo. Infelizmente filmes assim estão se tornando cada vez mais raros, a indústria cinematográfica parece sofrer de uma crise de criatividade, o capitalismo os condena a produzir mais do mesmo, por mera ganância e pouca arte.
Cá pra nós. Qual foi o sonho mais estranho que você já teve?
Sobre a pesquisa do Pentateuco
-
*Preste atenção nestas datas: 1878 > 1883 > 1974 > 1975 > 1976 > 1977*
A teoria clássica das fontes JEDP do Pentateuco, elaborada no século XIX
por Hupfeld...
Quais Impostos Devem ser Pagos no Início do Ano?
-
Passados os gastos com as festas de fim de ano, o consumidor inicia o novo
ano com uma série de obrigações, como a compra de materiais escolares, o
pagamen...
Introdução geral à Bíblia Sagrada
-
História dos hebreus Há pouco menos de quatro mil anos, vários povos viviam
às margens do Mediterrâneo, na Ásia e na África. Havia duas grandes
potências...
Thomas Pink on “official theology” (Updated)
-
At the *National Catholic Register*, Edward Pentin recently interviewed
philosopher Thomas Pink on the subject of the failure of the Church’s
leaders to ...
O fascismo tem origem no marxismo
-
*Se acham que o fascismo não tem origens marxistas, façam o favor de
desmentir as provas que apresento nos meus romances.*
Por José Rodrigues dos Santos
A...
Aula 16: As religiões chinesas - Taoismo
-
O curso
A *aula 16* é a terceira dedicada às religiões do ramo extremo-oriental e
foca no taoismo.
Observação: Este curso foi ministrado pelo professor *Lu...
104 Taon ng Pagkakatatag: Sila raw ang tunay?
-
Originally posted at *Iglesia ni Cristo 33AD blog*
Tuwang-tuwa at galak na galak ang mga kaanib ng samahang tatag ni Ginoong
Felix Manalo ~ang *Iglesia Ni ...
Vamos rezar todos os dias de outubro!
-
Ontem, 29 de setembro, dia dos Santos Anjos — Festa de S. Miguel Arcanjo,
príncipe da Milícia Celeste, no calendário tradicional –, o Santo Padre o
Papa Fr...
Ressuscitando o Cordel
-
A Tribo estava isolada do mundo desde 08/07/2016; por problemas de nosso
cacique com alguns homens brancos exploradores e opressores.
Anteontem, a pedido ...
[TRADUÇÃO] Deus como Designer - Buddy Spaulding
-
Olá, leitores. Trago desta vez um texto traduzido por um amigo meu da
revista God and Nature, publicada pela *American Scientific Association*.
O texto dá...
A fé dos cientistas
-
A ciência propriamente dita assume pelo menos 4 coisas: 1. A uniformidade
da natureza, que leva os cientistas a assumir que o futuro vai ser como o
passado...
Nova parceira: Carvalho Arte Sacra
-
Nossos leitores sabem que acreditamos muito na função da beleza na
Liturgia. Não se trata de mero acessório estético; os mais belos
paramentos, as mais be...
Imigração à beira de destruir a Suécia
-
O paraíso feminista, secularista, multicultural e anti-Cristão com o nome
de Suécia está à beira de se tornar num país falhado. Para além da
mundialmente f...
Frei Rojão, volte para casa!
-
Frei, acabei de criar uma nova página para o senhor. Nós vamos conseguir
recuperar os membros. Não nos deixe, pois precisamos do senhor para
defender à Igr...
O teu olhar
-
por NICOLAU DE CUSA Tu não me abandonas, Senhor. De todos os lados me
proteges, porque cuidas de mim com a máxima diligência. O teu ser,
Senhor, não aban...
MEU ÚLTIMO POST NA VEJA
-
PF divulga trechos de conversa minha com Andrea Neves, uma das minhas
fontes, em que faço críticas a uma reportagem da VEJA. Pedi demissão.
Direção aceitou
La Resurrección y la teoría de las alucinaciones
-
*Entre los intentos por desacreditar la figura de los creyentes en Cristo y
su Resurrección, figura la llamada “teoría de las alucinaciones”. *
*Al mar...
Novo Blog!
-
Este blog mudou para http://VitorGrando.wordpress.com !
Tweet
Apologética, Filosofia Cristã, Filosofia da Religião, Alvin Plantinga,
Wolfhart Pannenberg
Jual Lemari Arsip Kantor Dan Rumah Jakarta Selatan
-
*Jual Lemari Arsip Kantor Dan Rumah Jakarta Selatan *
Jual lemari arsip kantor dan rumah di Jakarta Selatan dan sekitarnya
merupakan sebuah situs yang bisa...
Textos nacionistas
-
Artigos nacionistas de José Octavio Dettmann (2015-07-20) José Octavio
Dettmann – 01 – Uma economia sustentável pede uma vivência sustentável
(2015-07-20) ...
Uma merecida despedida
-
Caros amigos e leitores,
São Paulo, o Apóstolo das Gentes, escreveu em uma de suas cartas à
comunidade dos cristãos de Corinto a seguinte afirmação: “Qua...
A ascensão do ISIL e a atual crise do Oriente Médio
-
O presente cenário no Oriente Médio tem gerado confusão entre muitos
ocidentais. É um número tão grande de facções, divisões e seitas que a
imagem fica ain...
The Historical Word of GOD in glorious form!
-
*I would be hard pressed to convince if I were told that this one book
would change my studies and help enhance my love for the written Word of
GOD. I woul...
Fim
-
As atividades deste blog bem como a página de mesmo nome no Facebook estão
encerradas.
A burrice presente na internet só não é superada pela minha falta de ...
O Homem que era Quinta-Feira
-
Por Martin Gardner
Tradução de Mateus Leme
Publicado e traduzido o site: Book Sand Culture
O Homem que era Quinta-feira, uma obra-prima de G. K. Chesterton...
Não gostamos da evangelização cristã!
-
As pessoas não entendem direito porque os cristãos as evangelizam. Pensam
que é apenas uma imposição de crenças, que nós queremos apenas provar nosso
pont...
Hoje na história mórmon - 29 de fevereiro
-
O que aconteceu no 29 de fevereiro na história mórmon:
1844
Moses Smith e Rufus Beach ofereceram para se juntar à expedição que
pretendia explorar Oregon.
...
Maharaja
-
I have learned from past years that when I said I was going to do something
new for Ancient Scripts in the new year, I ended up not get to do them
because ...
PEDRO CRUCIFICADO DE CABEÇA PARA BAIXO
-
*A ACUSAÇÃO COMUM:*
É completamente infundada e absurda a Tradição católica que afirma que o
Apóstolo Pedro foi crucificado de cabeça para baixo.
*A VERDA...
patrickmadrid.com is the new home for this blog
-
At the urging of a priest friend of mine, Father Bud, I first launched this
little blog back on *November 8th, 2008*, and had no idea whether my
musings h...
Quer adicionar o seu blog em nossa lista ?
-
É simples. Clique aqui ou abaixo em "comentários", indicando os seguintes
dados de seu blog:
1. nome do blog;
2. endereço do blog;
3. Seu e-mail para fut...
HÁ ALGUMA COISA NOVA DEBAIXO DO SOL
-
O presidente da República é homem de sete instrumentos, ou de 70, quem
sabe. Ele canta, assobia, dança, toca piano, sopra flauta, maneja o
violino, discurs...
Sou apologista cristão, ilustrador e desenhista. "Sentire cum Ecclesia" é um termo que foi cunhado por Santo Inácio de Loyola - o fundador dos jesuítas. Significa "Pensar com a Igreja..."
Este é um blog "no Espírito de Bento XVI". Discuto Teologia Católica, ecumenismo, as relações inter-religiosas, história, liturgia, filosofia e temas que são quentes no mundo eclesiástico! Por favor, comente - com mansidão e reverência! Imagine o seu tempo aqui sentado à minha mesa depois do jantar, enquanto a garrafa de vinho do porto está sendo servida. Nb. Você deve dar seu nome e endereço de e-mail (não será mostrado) para enviar mensagens. Seu primeiro post terá de ser aprovado pelo dono do blog . Depois disso, você pode enviar quantas vezes quiser (a menos que você quebre as regras de etiqueta, e então eu o coloco na "lista negra". Você foi avisado!) Nosso lema a este blog é: "examinai todas as coisas, retende o que é bom" (ITs. 5,21)